Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > Nota da PRAE / Reitoria
conteúdo

Institucional

Nota da PRAE / Reitoria

Gestão da UNILA anuncia pagamento da segunda parcela do Auxílio Emergencial para estudantes vulneráveis; contudo, não se tem previsão do descontingenciamento do Plano Nacional de Assistência Estudantil
publicado: 14/05/2020 19h23, última modificação: 18/05/2020 14h42

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e a Reitoria, entendendo que o acolhimento é fundamental neste momento de pandemia, vêm realizando diversas ações (na relação com a comunidade e na participação de ações de enfrentamento e de bem-estar físico e mental), e, dentre elas, fizeram um estudo orçamentário. A partir disso, determinou-se que seja paga uma segunda parcela do Auxílio Emergencial, a partir de junho de 2020, para os alunos deferidos na Portaria 133/2020. As orientações sobre o pagamento serão feitas em publicação própria, junto à Portaria, e encaminhada ao e-mail institucional.

Embora o cenário de 2020 para o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) seja alarmante, a UNILA conseguiu implementar - mesmo com o contingenciamento de 40% do orçamento - este Programa Emergencial, para minimizar os impactos em estudantes vulneráveis.

Desde o início da pandemia, a gestão realiza estudos diários para acolher a todos. Cita-se dentre essas ações: manutenção de todos os auxílios estudantis, dispensando, temporariamente, a assinatura mensal; manutenção das inscrições no edital de auxílio-creche, através de e-mail institucional; atendimento online de todos os estudantes que solicitem agendamento com a Seção de Psicologia ou com o Departamento de Atenção à Saúde; diversas campanhas para o cuidado físico e da saúde mental dos estudantes; ações articuladas com a Prefeitura e voluntários da cidade, para implementação de medidas de enfrentamento da Covid-19; instituição do Programa de Auxílio Emergencial para discentes ingressantes por Cota Renda e via PSI, aprovados como Reserva de Vaga; implementação da Comissão de Acompanhamento de Estudante em Risco Social, com participação de técnico-administrativos, docentes e discentes; realização da doação de edredons para estudantes em situação de risco social, em uma ação solidária com o Diretório Estudantil; distribuição, na semana passada, de 50 cestas básicas, recebidas da Secretaria Municipal de Assistência Social; entre outras medidas e ações amplamente divulgadas. 

Lembrando, ainda, que a PRAE publicou, no dia 16 de abril de 2020, uma nota referente à solicitação da suplementação orçamentária para a assistência estudantil da UNILA, enviada por meio de ofício ao MEC. A Instituição ainda não recebeu resposta a esse documento. Portanto, devido ao contingenciamento do PNAES, ainda não é possível realizar a abertura do edital de auxílios estudantis.

Preocupada com o bem-estar de todos, a gestão está trabalhando de forma contínua para que todas as ações sejam implementadas, visando a superação deste momento de forma conjunta.