Institucional
Boletim da Gestão
Setembro Verde
De 9 a 13 de setembro, a equipe do DAIPCD/SECAFE, em conjunto com a SAPNE/IFPR, o PEE/Unioeste e a Associação Solidária às Pessoas Autistas (Aspas), organizou três ações de sensibilização como parte da programação da campanha Setembro Verde – mês da inclusão social da pessoa com deficiência. Durante as atividades, foram divulgados junto às comunidades acadêmicas da UNILA, IFPR e Unioeste materiais, adesivos e cartilhas desenvolvidas pela Aspas. Estudantes atendidos pelos núcleos de acessibilidade das três instituições ajudaram nas ações que, além do trabalho de sensibilização sobre o tema, marcam o início de uma parceria de trabalho do DAIPCD/SECAFE com a Unioeste, o IFPR e a Aspas.
Plano de Desenvolvimento Institucional
A Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN) promoveu, no dia 17 de setembro, a segunda audiência pública sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2025-2029. Realizado no auditório do Campus Integração, a atividade tratou do eixo temático Pesquisa e Inovação.
Encontro de Líderes das Economias Espaciais do G20
A UNILA marcou presença, por meio de representantes da PRPPG e da PROINT, no 5º Encontro de Líderes das Economias Espaciais do G20 (Space Economy Leaders Meeting). Promovido pela Agência Espacial Brasileira entre os dias 11 e 13 de setembro, em Foz do Iguaçu, o evento discutiu temas referentes à economia espacial e às mudanças climáticas e reuniu os líderes das agências espaciais dos países do G20, além de representações institucionais.
Sítio paleontológico
A UNILA recebeu, na última semana, uma comitiva de Cruzeiro do Oeste, cidade que fica no noroeste do Paraná. Durante a visita, a prefeita Maria Helena Bertoco e sua assessoria informaram sobre a descoberta, no município, de um importante sítio paleontológico com espécies únicas no mundo. Dessa forma, a Universidade e a Prefeitura podem trabalhar conjuntamente para a criação de um geoparque junto à Unesco, para valorização deste patrimônio da humanidade.
“Vamos trabalhar juntos para que este grandioso projeto se consolide e a UNILA possa fazer parte, abrindo campos de prática para diversos cursos, além de muitas frentes de pesquisa e extensão para todas as áreas do conhecimento”, afirma a reitora Diana Araujo Pereira.