Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > Boletim da Gestão
conteúdo

Institucional

Boletim da Gestão

Confira algumas das ações desenvolvidas pela gestão da UNILA entre os dias 9 e 17 de setembro.
publicado: 18/09/2024 18h39, última modificação: 18/09/2024 18h39

Setembro Verde

De 9 a 13 de setembro, a equipe do DAIPCD/SECAFE, em conjunto com a SAPNE/IFPR, o PEE/Unioeste e a Associação Solidária às Pessoas Autistas (Aspas), organizou três ações de sensibilização como parte da programação da campanha Setembro Verde  mês da inclusão social da pessoa com deficiência. Durante as atividades, foram divulgados junto às comunidades acadêmicas da UNILA, IFPR e Unioeste materiais, adesivos e cartilhas desenvolvidas pela Aspas. Estudantes atendidos pelos núcleos de acessibilidade das três instituições ajudaram nas ações que, além do trabalho de sensibilização sobre o tema, marcam o início de uma parceria de trabalho do DAIPCD/SECAFE com a Unioeste, o IFPR e a Aspas.

Plano de Desenvolvimento Institucional 

A Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN) promoveu, no dia 17 de setembro, a segunda audiência pública sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2025-2029. Realizado no auditório do Campus Integração, a atividade tratou do eixo temático Pesquisa e Inovação.

Encontro de Líderes das Economias Espaciais do G20

A UNILA marcou presença, por meio de representantes da PRPPG e da PROINT, no 5º Encontro de Líderes das Economias Espaciais do G20 (Space Economy Leaders Meeting). Promovido pela Agência Espacial Brasileira entre os dias 11 e 13 de setembro, em Foz do Iguaçu, o evento discutiu temas referentes à economia espacial e às mudanças climáticas e reuniu os líderes das agências espaciais dos países do G20, além de representações institucionais.

Sítio paleontológico

A UNILA recebeu, na última semana, uma comitiva de Cruzeiro do Oeste, cidade que fica no noroeste do Paraná. Durante a visita, a prefeita Maria Helena Bertoco e sua assessoria informaram sobre a descoberta, no município, de um importante sítio paleontológico com espécies únicas no mundo. Dessa forma, a Universidade e a Prefeitura podem trabalhar conjuntamente para a criação de um geoparque junto à Unesco, para valorização deste patrimônio da humanidade.

“Vamos trabalhar juntos para que este grandioso projeto se consolide e a UNILA possa fazer parte, abrindo campos de prática para diversos cursos, além de muitas frentes de pesquisa e extensão para todas as áreas do conhecimento”, afirma a reitora Diana Araujo Pereira.