Institucional
Boletim da Gestão
Acolhimento à pessoa com deficiência
Como parte das atividades organizadas pela Secretaria de Ações Afirmativas e Equidade (SECAFE) para a campanha Setembro Verde, pela primeira vez os núcleos e setores de atendimento à pessoa com deficiência das instituições públicas de ensino de Foz do Iguaçu reuniram-se para o compartilhamento de experiências e encaminhamento de ações futuras. O encontro foi realizado no dia 6 de setembro, na Unidade Jardim Universitário, e contou com a participação de representantes da UNILA, Unioeste e IFPR.
Para a secretária de Ações Afirmativas e Equidade da UNILA, Patricia Queiroz, promover esta reunião e fortalecer vínculos com os núcleos e espaços de acolhimento à pessoa com deficiência nas instituições é uma possibilidade de construir outros caminhos e possibilidades para a inclusão no ensino superior. Apesar de experiências e modelos distintos, bem como o perfil das equipes que atuam em cada uma das instituições, todos esses espaços foram pensados para serem promotores da acessibilidade e da inclusão, então compartilham desafios e dificuldades similares.
Participaram da reunião Patricia Regina Cenci Queiroz, Isabelle Maysa Dutra Silva, Maria Monica Gomes Da Rocha, Luzia Alves da Silva, Roberto Bernal Mazzacote e Natan Azarias pelo DAIPCD/SECAFE/UNILA; Vanessa Klaus, Ligia Steinmetz e Fabiana Birão pelo PEE/Unioeste; e Matheus Augusto Mendes Amparo, pelo SAPNE/IFPR.
Lançamento do livro "Santos Dumont nas Cataratas”
No dia 7 de setembro, durante a comemoração dos 202 anos da independência do Brasil, ocorreu em Ciudad del Este, no Centro Cultural "Mangoré" Agustín Pío Barrios, o lançamento binacional do livro "Santos Dumont nas Cataratas", em sua versão em espanhol. Organizado pelo Consulado-Geral do Brasil em Ciudad del Este e pela OFAP, o evento contou com a presença da reitora Diana Araujo Pereira e da coordenadora da Editora Universitária da UNILA (EDUNILA), Andreia Moassab.
Escrita pelo professor Micael Alvino da Silva, a obra “Santos Dumont nas Cataratas” foi editada pelo Instituto 100fronteiras e pela EDUNILA, consolidando uma colaboração entre importantes instituições do Brasil e do Paraguai, e reafirmando a importância da UNILA como ponte cultural e acadêmica.
Parceria entre UNILA e IFPR
Para impulsionar colaborações que fortaleçam projetos conjuntos, representantes da gestão da UNILA participaram, no dia 6 de setembro, de uma reunião com a diretora do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Foz do Iguaçu, Kayla Garmus. Como instituições irmãs na mesma cidade, a UNILA e o IFPR compartilham o compromisso de criar novas oportunidades que impactem positivamente a comunidade.
Plano de Desenvolvimento Institucional
A Pró-Reitoria de Orçamento, Planejamento e Finanças (PROPLAN) promoveu, na terça-feira (10), no auditório do Campus Integração, a primeira das cinco oficinas voltadas à elaboração dos objetivos estratégicos do Plano de Desenvolvimento Institucional da UNILA, para o quinquênio 2025-2029. Essa primeira atividade tratou do Eixo Ensino e contou com a participação de estudantes, técnico-administrativos e docentes.
“Nas próximas semanas, também teremos atividades nas áreas de Pesquisa e Inovação, Extensão, Gestão e Sustentabilidade, e Internacionalização. Convidamos a comunidade acadêmica para participar e contribuir com propostas para o PDI”, afirmou o pró-reitor da PROPLAN, Giuliano Derrosso.
A partir das contribuições da comunidade, a Comissão de Elaboração do PDI irá elaborar a proposta do texto, que passará por uma Consulta Pública até o dia 28 de outubro. A versão final do documento deve ser entregue ao Conselho Universitário até 11 de novembro.
Para outras informações, acesse.
Assistência estudantil
No dia 9 de setembro, a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Maria Geusina da Silva, e a coordenadora de Atenção ao Estudante e às Moradias, Ana Paula Oliveira Silva de Fernandez, reuniram-se com representantes dos estudantes no Campus da Integração. O objeto foi avaliar e debater os desafios da assistência estudantil na UNILA e, a partir dessas reflexões, propor e redimensionar algumas atividades e ações. Assim, ficou estabelecido que a PRAE irá formular uma agenda de encontros periódicos para dialogar com os discentes sobre os rumos da assistência estudantil.