Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > Boletim da Gestão
conteúdo

Institucional

Boletim da Gestão

Confira algumas das ações desenvolvidas pela gestão da UNILA nas últimas semanas, com destaque para a participação no 1º Encontro de Mulheres na Gestão do Ensino Superior Público do Paraná.
publicado: 27/11/2025 08h37, última modificação: 27/11/2025 08h40

1º Encontro de Mulheres na Gestão do Ensino Superior Público do Paraná

A UNILA participou, nos dias 6 e 7 de novembro, do 1º Encontro de Mulheres na Gestão do Ensino Superior Público do Paraná, um espaço de troca, escuta e construção coletiva sobre os desafios da presença feminina na liderança das universidades e dos institutos federais. As gestoras da Reitoria, PRAE, SECOM e SECAFE marcaram presença com uma comitiva de mulheres da gestão da Universidade, que têm contribuído para fortalecer uma educação pública mais plural, diversa e comprometida com o cuidado e a equidade.

Realizado na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, o evento reuniu reitoras, vice-reitoras e gestoras de várias instituições públicas do estado, além de representantes do Ministério do Desenvolvimento Social e do Ministério da Mulher, que apresentaram a Política Nacional do Cuidado. Um dos destaques foi a discussão sobre as “cuidotecas”, espaços dedicados ao acolhimento e cuidado de crianças, filhos e filhas de servidores(as) e estudantes, uma iniciativa que traduz o compromisso com instituições que compreendem as múltiplas dimensões da vida acadêmica e pessoal.
 

Oficina de sensibilização sobre o Campus Arandu

No dia 19 de novembro, foi realizada, no Itaipu Parquetec, a segunda audiência pública da primeira etapa do Plano de Ocupação das Unidades da UNILA, encontro que buscou ampliar a conversa preliminar sobre o planejamento e a futura ocupação dos espaços da Universidade. Participaram da atividade servidores docentes e técnico-administrativos de diferentes institutos, interessados em refletir, de forma colaborativa, sobre usos, fluxos e possibilidades para os ambientes que receberão novas atividades acadêmicas, científicas e culturais.

Essa primeira etapa do Plano busca apresentar à comunidade acadêmica a futura estrutura do Campus Arandu, socializar o diagnóstico da estrutura atual da Universidade e construir, de forma participativa e inclusiva, diretrizes gerais para a ocupação dos espaços do novo campus, em alinhamento com a missão institucional. A próxima audiência está programada para 11 de dezembro, no Jardim Universitário.

 

Visita da Comissão Consular Haitiana

A UNILA recebeu, nos dias 17 e 18 de novembro, a Comissão Consular Haitiana, liderada pela embaixadora Rachel Coupaud, em uma visita que reforçou os laços com a comunidade haitiana presente na instituição. Durante os dois dias de atividades, representantes da Embaixada do Haiti estiveram no Campus Integração para realizar atendimentos consulares e prestar orientações aos cidadãos haitianos. Também no dia 18, foi promovido um painel sobre a Batalha de Vertières, marco histórico em que o povo haitiano derrotou o exército napoleônico e consolidou o fim do domínio francês.

 

Reunião no Ministério Público do Paraná

No dia 7 de novembro, a reitora Diana Araujo Pereira e outros membros da gestão da Universidade participaram de uma reunião com Francisco Zanicotti, procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná.

ComunicAÇÃO: diálogos da gestão com as unidades acadêmicas

No dia 18 de novembro, ocorreu a devolutiva ao Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território (ILATIT) da iniciativa "ComunicAÇÃO: diálogos da gestão com as unidades acadêmicas". Na ocasião, foram apresentados à Direção Colegiada e aos membros da comunidade acadêmica os encaminhamentos dados às demandas previamente encaminhadas à macrogestão da Universidade, com o objetivo de fortalecer a comunicação entre a gestão e os Institutos.

A iniciativa busca criar um espaço permanente de diálogo com a comunidade acadêmica; institucionalizar o diálogo da gestão com docentes, TAEs e discentes de cada instituto, considerando suas especificidades; e promover o levantamento de necessidades, sugestões, críticas e propostas de solução.