Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > Boletim da Gestão
conteúdo

Institucional

Boletim da Gestão

Agenda da gestão da UNILA contou, na última quinzena, com visitas de reitores da UTFPR, UEL e UEMS e de representantes do Centre Pompidou, participação no Encontro Nacional do Forproex, entre outras atividades.
publicado: 27/11/2024 18h18, última modificação: 27/11/2024 18h31

Encontro com reitores da UTFPR, UEL e UEMS

No dia 18 de novembro, a reitora Diana Araujo Pereira e o vice-reitor Rodne de Oliveira Lima receberam a visita dos reitores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Durante o encontro  realizado no Gabinete da Reitoria (Itaipu Parquetec) , foram debatidas possibilidades de parcerias institucionais e também a rede de universidades de fronteira.

Visita de representantes do Centre Pompidou

Já no dia 19 de novembro, no espaço da Reitoria, a equipe de gestão da UNILA  representada pela reitora Diana Araujo Pereira, por Andreia Moassab, Suellen Mayara Péres de Oliveira, Ana Uhle e Michele Dacas  recebeu a delegação técnica do Centre Pompidou, formada por Alice Chamblas, Gaëlle Seltzer, Isabelle Raymondo e Cécile Vénot. A comitiva visitante compartilhou sua visão sobre como o projeto busca criar vínculos com a região antes mesmo da existência do próprio museu.

Durante o encontro, foram discutidas possibilidades de colaboração com a UNILA, uma Universidade que, ao longo de quase 15 anos, vem consolidando uma profunda relação com Foz do Iguaçu por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão.

A visita foi concluída com a assinatura de um protocolo de intenções entre a UNILA e a Secretaria de Cultura do Estado do Paraná (SEEC), formalizando uma colaboração estratégica que promoverá a participação ativa da Universidade na implementação do museu.

Encontro de Integração dos Núcleos de Cooperação Socioambiental

A Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) participou, no dia 22 de novembro, do Encontro de Integração dos Núcleos de Cooperação Socioambiental do Paraná e Mato Grosso do Sul, realizado pelo Itaipu Parquetec e pela Itaipu Binacional. O evento reuniu entidades envolvidas em torno do desenvolvimento territorial em 434 municípios. Na oportunidade, também foram lançados dois importantes editais, que receberão propostas até 20 de janeiro de 2025.

Foto: William Brisida | Itaipu Binacional

Palestra “Integração Regional e os Desafios do Mercosul”

A reitora Diana Araujo Pereira, a pró-reitora de Relações Institucionais e Internacionais, Suellen Mayara Péres de Oliveira, e a coordenadora de Relações Internacionais, Leila Yatim, receberam, na segunda-feira (25), a secretária para a América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores, Gisela Maria Figueiredo Padovan.

A embaixadora visitou a UNILA para ministrar a palestra “Integração Regional e os Desafios do Mercosul”, realizada na terça-feira (26), no Campus Integração. Voltado à comunidade acadêmica, o evento integrou as comemorações pela aprovação do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade. Durante a palestra, foram discutidos os desafios da integração regional na América do Sul, tema no qual Gisela tem ampla experiência.

Encontro Nacional do Forproex

A pró-reitora de Extensão, Andréia Moassab, e o coordenador de Extensão, Rogério Motta, participam do 54º Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores(as) de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex), que está sendo realizado em Campinas/SP, de 26 a 29 de novembro.

Este ano, o evento tem como tema “Redes de Extensão para a Sustentabilidade do Desenvolvimento”, destacando a importância da extensão universitária na promoção de conhecimento e no fortalecimento de políticas públicas. Para a pró-reitora, essa é "uma oportunidade de fortalecer redes institucionais em torno da extensão", além de permitir "uma troca de soluções para problemas comuns", como é o caso das universidades em região de fronteira, uma pauta que a UNILA levou para o debate no Fórum.