Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > Agenda no México
conteúdo

Institucional

Agenda no México

Reitora Diana Araujo Pereira foi uma das palestrantes no painel de abertura da Conferência Internacional ANUIES-AMPEI-AMEREIAF 2024, realizada no México.
publicado: 21/11/2024 19h38, última modificação: 26/11/2024 14h59

A reitora Diana Araujo Pereira participou, na última semana, da Conferência Internacional ANUIES-AMPEI-AMEREIAF 2024, organizada na Universidad Autónoma de Chiapas (México). Ela foi uma das conferencistas no painel de abertura, que discutiu perspectivas para a internacionalização da educação superior, vinculando-a às políticas de integração regional. Diana também participou da reunião do Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior (Enlaces), uma plataforma que promove o diálogo, a cooperação e o intercâmbio acadêmico entre instituições de ensino superior.

Na Conferência, que teve como tema “Integração regional por uma educação global”, a reitora representou, além da UNILA, a Comissão de Relações Internacionais da Andifes (da qual é presidente) e a presidência do Enlaces (em substituição à reitora da UFMG Sandra Goulart Almeida). “O encontro foi muito importante para posicionar a UNILA no contexto educacional mexicano, pois o evento reunia gestores(as) de internacionalização e reitores(as) das universidades deste país. Por outro lado, cumprimentar o Secretário de Educação Superior do novo governo mexicano, representando a presidência do Enlaces, atualmente com o Brasil, foi um ótimo início para essa relação bilateral que espero que seja muito frutífera. Nesse sentido, é importante ressaltar que, como Presidente da CRIA, Andifes, começamos as tratativas para levar ao México uma missão de reitores(as) brasileiros(as), em 2025. O sistema de educação superior do México e do Brasil não deixam nada a desejar, em termos gerais, e certamente poderão sair enriquecidos com os intercâmbios que essa missão poderá promover”, ressalta Diana.

“Finalmente, gostaria de pontuar que a perspectiva da internacionalização solidária e inclusiva, reafirmada pela CRES+5, em Brasília, embora ainda não seja a dominante, já não surpreende ninguém. Ao contrário, vai ganhando cada vez mais simpatias e adesão no cenário latino-americano e caribenho. Para nós, UNILA, é imprescindível vincular as práticas de internacionalização às políticas de integração regional e ao sentido solidário da cooperação Sul- Sul”, finaliza a reitora.

O vídeo do painel de abertura do evento está disponível no YouTube.