Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > Atividades de recepção a novos servidores

Atividades de recepção a novos servidores

Após dois anos de pandemia, a UNILA recebeu nove docentes que atuarão em seis diferentes cursos de graduação.
publicado: 04/05/2022 16h03, última modificação: 04/05/2022 17h27

Na última quarta-feira (27), a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) realizou a primeira etapa da ambientação para os nove novos professores que irão atuar nos cursos de Engenharia Civil de Infraestrutura, Geografia, Ciências Econômicas, Medicina, Engenharia de Materiais e Ciências Biológicas.

Durante o encontro, o reitor Gleisson Brito destacou a importância deste momento para a UNILA, que, mesmo com os desafios impostos pela pandemia, conseguiu viabilizar a realização dos concursos que estavam pendentes. “Esses novos servidores agora fazem parte de uma Universidade muito robusta, tanto do ponto de vista da infraestrutura administrativa quanto do ponto de vista acadêmico e científico. A UNILA é uma instituição internacional, um ambiente muito rico e diverso, que propiciará muito aprendizado e crescimento”, ressaltou Brito, ao dar boas-vindas aos novos docentes.

Ambientação dos novos servidores

Os novos professores passarão por um processo de acolhimento, que foi reconfigurado em razão da pandemia de Covid-19, e agora está adequado ao ambiente virtual. “O maior objetivo da ambientação é integrar os novos servidores que vieram para a UNILA e que recém ingressaram no serviço público federal e aqueles que vieram redistribuídos e não participaram de nenhuma ambientação no contexto universitário”, salientou Elaine Freitas, chefe da Seção de Capacitação e Desenvolvimento da PROGEPE. Estão participando desta edição da ambientação servidores que ingressaram na Universidade a partir de março de 2022.

Voltado tanto para docentes quanto para técnico-administrativos, este novo formato de ambientação é agora composto por quatro etapas simultâneas. “A primeira etapa, de integração institucional, é um momento de acolhimento e recepção dos recém-chegados. A segunda, que iniciará em junho, trata-se de uma visitação aos espaços da UNILA. Já a terceira é uma etapa obrigatória que acontece no sistema Moodle, de forma autoinstrucional, abordando aspectos voltados ao funcionamento da Universidade e a questões relacionadas ao cotidiano do servidor. E a quarta e última etapa, que é optativa, traz indicações de cursos online gratuitos, realizados pela escola de governo. Por fim, esses servidores têm acesso ao Manual do Servidor, construído de uma forma mais interativa na ferramenta Trello”, explica Elaine.