Institucional
Pesquisa e pós-graduação
Logo no início da atual gestão, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) teve o resultado positivo da aprovação, pela Capes, de quatro novos programas de pós-graduação stricto sensu na UNILA: Economia (PPGE), Relações Internacionais (PPGRI), História (PPGHIS) e Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (PPGIES). Com isso, o número de programas da Universidade foi ampliado para 12, sendo o PPGIES o primeiro doutorado aprovado da Instituição.
No segundo semestre de 2019, com o objetivo de dar maior dinamismo e transparência à pesquisa, entrou em vigência a Resolução nº 04/2018/COSUP, de 26 de novembro de 2018, que regulamenta a pesquisa da UNILA. Todo o procedimento de cadastro e renovação foi implementado no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), dando maior agilidade aos(às) docentes pesquisadores(as) da Universidade.
Nesse mesmo período, foi criada a Divisão de Inovação Tecnológica e Fundação de Apoio (DITEFA), que, com o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-UNILA), apoia as questões de inovação e o espírito de empreendedorismo na Instituição.
Desde o início da gestão, a atuação ocorreu em diversas frentes que possibilitaram melhorias – seja em dar clareza a todos(as) que são parte integrante da UNILA, seja para promover segurança e avanços institucionais ou, ainda, para valorizar docentes e estudantes. Abaixo, destacam-se algumas dessas ações:
Ações normativas e para gestão da pesquisa e pós-graduação na UNILA
Setor |
Finalidade |
Documentos norteadores |
Pesquisa |
Estágio de Pós-Doutorado |
Resolução nº 01/2020/COSUP: Regulamenta o Estágio de Pós-Doutorado na UNILA. |
Aquisição da Plataforma Stela Experta |
Gestão da produção científica e tecnológica, dos projetos de Pesquisa e Desenvolvimento da UNILA. Saiba mais. |
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Prêmio Excelência Acadêmica, Científica e Tecnológica da UNILA |
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Pós-graduação |
Criação do Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-graduação stricto sensu da UNILA (FOCOPG) |
Instância consultiva sobre as questões relacionadas à pós-graduação da UNILA. |
Aquisição da Plataforma Stela Experta Pós-graduação |
Gestão/Análise, como ferramenta, do desempenho e estudo comparativo entre os programas de pós-graduação da UNILA e outros programas do Brasil, da mesma área da Capes, com a mesma nota ou notas superiores. |
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Programa de Bolsa Institucional (PROBIU) da UNILA |
Resolução CONSUN nº 02/2021 - Bolsas da UNILA - PROBIU |
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Prêmio Tese e Prêmio Dissertação |
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Política de Pós-graduação da UNILA |
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Resolução de Ingresso para Discentes Regulares via Ações Afirmativas na Pós-Graduação da UNILA |
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Inovação |
Política de Inovação da UNILA e demais regulamentações associadas |
Além dessas ações específicas, houve aproximação com a PROGRAD e a PROEX, o que resultou no ajuste para consolidação acadêmica da UNILA, que envolve atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão (Resolução nº 23/2020/CONSUN, que institui o Programa de Consolidação Acadêmica, incluindo o Programa de Auxílio às Atividades de Pesquisa). Com a PROEX, foi estabelecida, também, uma proposta que culminou na Política de Periódicos Científicos da UNILA (Resolução CONSUN nº 26/2021), criando diretrizes para fomentar os periódicos na Universidade.
Pesquisa, pós-graduação e inovação
Pós-graduação
Com os desafios impostos pela pandemia de Covid-19, a PRPPG normatizou algumas ações e adequou normas já existentes, dando flexibilidade aos programas de pós-graduação e possibilitando que os discentes continuassem atuando em seus programas. No fim de 2020, foi publicada a normativa de retomada das atividades do ensino de pós-graduação em formato remoto e emergencial, que permitiu a adequação do calendário acadêmico. Em março do ano seguinte, a pós-graduação já iniciava seu primeiro semestre de 2021, sincronizado com o Calendário Gregoriano.
As bolsas de estudo são importantes durante a pós-graduação, uma vez que elas possibilitam que os discentes tenham dedicação integral ao desenvolvimento da dissertação e/ou tese. Assim, a gestão da PRPPG teve como política institucional – mesmo com as restrições de acesso aos espaços – a manutenção e ampliação das bolsas de iniciação científica e da pós-graduação, com recursos próprios.
Buscando fomentar a pesquisa e minimizar a evasão dos discentes devido às questões impostas pela pandemia, a Pró-Reitoria também lançou, em 2020 e 2021, editais de bolsas emergenciais, por curto período, para estudantes da pós-graduação em fase final de defesa ou que apresentaram dificuldades financeiras no período pandêmico. De 2019 a 2021, o investimento em bolsas (mestrado e doutorado) foi de R$ 4.265.200,00, com recursos da PRPPG. Atualmente, a UNILA mantém 47 bolsas de mestrado e 7 de doutorado, com recursos próprios, totalizando um investimento (previsão até o final 2022) de R$ 1.001.000,00.
Investimento em bolsas de pós-graduação na UNILA, de 2019 a 2021
Número total de bolsas |
Valor total |
|
Mestrado (integral total) |
2.402 |
R$ 3.603.000,00 |
Doutorado (integral total) |
118 |
R$ 259.600,00 |
Mestrado (parcial) - Emergencial |
322 |
R$ 386.400,00 |
Doutorado (parcial) - Emergencial |
9 |
R$ 16.200,00 |
Da Capes, são 44 bolsas para mestrado e 5 para doutorado. Há também três bolsas de mestrado e duas de doutorado, do convênio da Capes e Fundação Araucária.
Pesquisa
O primeiro passo na investigação se dá via iniciação à pesquisa. Nesse caso, para iniciação científica foram feitos investimentos próprios, de acordo com a demanda, em diversos programas que regem este nível de atuação, conforme apresentado abaixo:
Investimento em bolsas de iniciação científica na UNILA
Período |
Quantidade de bolsistas mensais |
Investimento (R$) |
2019-2020 |
81 |
370.200,00 |
2020-2021 |
65* |
296.000,00 |
2021-2022 |
38 |
182.400,00 |
*Uma bolsa foi do PIBIC Ensino Médio.
De 2019 a 2021, a UNILA manteve e/ou foi contemplada com 100 bolsas de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da Fundação Araucária (FA), 22 bolsas de Iniciação Científica de Inclusão Social da FA e 51 bolsas de Iniciação Científica e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do CNPq, contemplando um montante de R$ 820.800,00.
No que se refere diretamente aos docentes (pesquisadores com/sem vínculo aos programas de pós-graduação da UNILA), a PRPPG vem investindo de maneira consistente em ações, visando melhorar os indicadores da comunidade regional, nacional e internacional, e também visando à formação de recursos humanos. Esse investimento totalizou mais de 2,8 milhões de reais.
Investimento em Programas de Fomento à Pesquisa e Pós-graduação na UNILA
Ação |
Ano |
Investimento (R$) |
Público |
Programa de Auxílio à Integração ao Pesquisador |
2019 |
194.000,00 |
Docentes/Pesquisadores |
2020 |
325.000,00 |
Docentes/Pesquisadores |
|
Programa Prioridade América Latina e Caribe |
2020 |
369.783,36 |
Docentes/Pesquisadores |
Programa Agenda Tríplice |
2021 |
554.416,15 |
Docentes/Pesquisadores |
Programa de Apoio à Pós-graduação (Programa de Incentivo à Pós-graduação) |
2019 |
118.737,00 |
Docentes/Discentes |
2020 |
850.000,00 |
Docentes/Discentes |
|
2021 |
450.486,67 |
Docentes/Discentes |
Além disso, a PRPPG, por meio de solicitações institucionais, conseguiu, desde 2019, a aprovação de R$ 989.623,48 com a Fundação Araucária, para apoio à participação (com apresentação de trabalhos) de docentes em eventos científicos, para pesquisa básica e aplicada e também para suporte técnico (bolsistas) no Laboratório Multiusuários da UNILA; e de R$ 432.000,00 para os programas de iniciação científica.
Integração entre pesquisa e pós-graduação
A qualidade da pesquisa reflete uma pós-graduação de qualidade, e a articulação entre essas duas esferas deve ocorrer de forma perene e fluida. O diálogo com os coordenadores dos programas é entendido como de extrema relevância para aprimorar as estratégias voltadas ao alcance de melhores indicadores perante a Capes. Assim, em 2020, foi instituído, no CONSUN, o Fórum de Coordenadores dos Programas de Pós-graduação stricto sensu da UNILA (FOCOPG), instância consultiva sobre as questões relacionadas à pós-graduação da Universidade. Hoje, o FOCOPG elege dois representantes para atuarem na COSUEN e um para atuar no CONSUN.
Com o objetivo de melhorar a divulgação das produções científicas e tecnológicas da UNILA, bem como permitir a extração de indicadores e outras informações pertinentes que poderão subsidiar políticas de desenvolvimento e de aprimoramento da pesquisa e da pós-graduação, a PRPPG contratou, com apoio da PROEX, da PROGEPE, do IMEA e do Gabinete da Reitoria, os serviços da plataforma Stela Experta. A plataforma é subdividida em dois softwares. Um deles permite a gestão da produção científica e tecnológica dos projetos de pesquisa e desenvolvimento da UNILA, além de promover a integração de informações das produções acadêmicas nos eixos de ensino, pesquisa, extensão e inovação. O segundo software, Stela Experta PG, faz uma análise de desempenho e um estudo comparativo dos programas de pós-graduação da Universidade com outros programas do Brasil, da mesma área da Capes, com a mesma nota ou notas superiores.
As informações apresentadas na Stela Experta são extraídas diretamente da Plataforma Lattes (CNPq) e da Plataforma Sucupira dos docentes efetivos da UNILA. No fim de 2021, a página da PRPPG disponibilizou um login e senha amplo, por meio do qual os(as) interessados(as) podem realizar buscas sobre a produção dos docentes da Universidade. O segundo programa, até o momento, permanece de uso exclusivo da PRPPG e dos programas de pós-graduação da UNILA. Saiba mais.
Inovação
Em 2020, como ponto de partida para a construção de normativas sólidas vinculadas à inovação e ao empreendedorismo na UNILA, o diretor do Departamento de Apoio à Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) – na ocasião, atuando como secretário de Inovação em exercício –, foi convidado para dar uma palestra à comunidade acadêmica. O tema abordado foram as normativas necessárias a serem construídas institucionalmente e os desafios de instituir um espírito de inovação nas instituições novas de ensino superior.
Já no ano de 2021, foi realizada uma consulta pública à comunidade unileira sobre as seguintes minutas: Política de Inovação da UNILA; Direitos de Propriedade Intelectual; Prestação de serviços remunerados, em atividades voltadas à inovação, por servidores da Universidade; e documento que regulamenta os critérios para o compartilhamento e a permissão de uso da infraestrutura e de capital intelectual da UNILA. Criados por meio da colaboração de servidores de diferentes macrounidades da Universidade, esses documentos foram finalizados com a participação da comunidade, por meio da consulta pública, o que permitiu adequação das propostas.
Assim, em dezembro do ano passado, o CONSUN aprovou a Política de Inovação UNILA, por meio da Resolução nº 38/2021, e demais regulamentações associadas (saiba mais). Até o momento, a Instituição possui, como resultado das ações de inovação, quatro patentes publicadas até 2020, além de sete patentes requeridas, em parceria com outras instituições, até o fim de 2021.
Desafios
A PRPPG observa que, apesar de alguns avanços, há necessidade de aumentar o engajamento do corpo docente e discente (graduação e pós-graduação) na pesquisa. Recentemente, a Pró-Reitoria iniciou uma consulta a uma parte do corpo docente para identificar os principais entraves à pesquisa. Essa consulta ainda está em processo e espera-se, com isso, buscar soluções. Entretanto, as primeiras respostas mostram que as principais dificuldades são a burocracia e a falta de apoio administrativo.
No caso da pós-graduação, observa-se que há uma necessidade de aumento do dinamismo e da integração entre áreas e grupos de pesquisa, para que haja aumento dos principais indicadores e, assim, seja possível proporcionar abertura de novos programas de pós-graduação e fortalecimento dos atuais. Outro ponto que atinge diretamente a pesquisa e a pós-graduação são os desafios gerados pela falta de recursos humanos (corpo docente e técnico especializado) e de infraestrutura (espaços aos discentes, laboratórios de pesquisa, entre outros), que limitam a ação dos pesquisadores. Além disso, institucionalmente é preciso aumentar a interlocução entre a iniciação científica e a pós-graduação, com o objetivo de fazer com que os estudantes permaneçam na Universidade.