Você está aqui: Página Inicial > Reitoria > Espaço Reitoria > Aprovação do plano inicial de edificações

Aprovação do plano inicial de edificações

Conselho Universitário aprovou o plano para construção de duas edificações; caso ocorra o desbloqueio do orçamento, projeto será tratado como prioridade
publicado: 19/09/2019 15h36, última modificação: 19/09/2019 22h28

Na última sexta-feira (13), pela primeira vez, desde a implantação da UNILA, foi apresentado para votação no Conselho Universitário (CONSUN) o plano inicial de edificações. Esse plano é a primeira diretriz com vistas a subsidiar as atividades finalísticas da Universidade, desde a paralisação das obras do campus Niemeyer. Trata-se do passo inicial para a independência infraestrutural da UNILA, que, hoje, consome grande parte de seu orçamento com custeio de aluguéis.

O documento foi aprovado por unanimidade pelos novos membros do CONSUN e fará parte do plano diretor da Universidade que, futuramente, também será discutido pelos conselheiros. A resolução aprova a construção de prédios próprios da UNILA, a serem edificados em terreno localizado na avenida Tancredo Neves, onde já está em fase de conclusão o alojamento estudantil.

O plano inicial de edificações prevê uma economia com custos de locação, assim como o atendimento às atividades finalísticas, com a construção das primeiras salas de aula da Universidade. Constam no plano a construção de duas edificações: um prédio multiuso, composto por dois blocos e um prédio de almoxarifado e arquivo. Caso o orçamento da Universidade seja desbloqueado pelo MEC, esse projeto será tratado como prioridade.

A aprovação unânime do plano inicial de edificações no CONSUN ocorreu após ampla discussão sobre os detalhes dos projetos. Foi trazido à discussão o projeto do restaurante universitário, questão que será pautada na próxima reunião do Conselho Universitário que trate da infraestrutura predial.

De acordo com o secretário de Implantação do Campus, Aref Kzam, a independência com relação à infraestrutura predial é premissa para a autonomia universitária. A aprovação desse plano inicial é um marco para a construção do primeiro campus próprio da UNILA.