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Ciclo Comum de Estudos

publicado 12/11/2018 15h52, última modificação 11/01/2019 23h17
Audiência Pública - Ciclo comum de Estudos

Debater o Ciclo Comum de Estudos é uma demanda comum a toda comunidade universitária, cuja importância recai sobre sua centralidade na proposta de universidade que desejamos construir. Para esta audiência, são propostos dois momentos preparatórios, sendo eles: i) “A construção do Ciclo Comum de Estudos na UNILA” e ii) “As condições de trabalho no Ciclo Comum de Estudos”. A primeira reunião preparatória buscará levantar alguns elementos históricos do CCE, comparando-os com os desafios atuais para propor encaminhamentos que ajudem num melhor planejamento, avaliação e fortalecimento do Ciclo Comum. Por sua vez, a segunda reunião preparatória buscará construir encaminhamentos para lidar com os principais problemas das trabalhadoras e trabalhadores que atuam no CCE.

 

Audiência Pública - Ciclo comum de Estudos

Data, horário e local

09 de maio - Jardim Universitário - Auditório

14h00 - 18h00

Mediação Ana Paula Araujo Fonseca e Gregorio Perez De Obanos Romero
Metodologia

Abertura oficial.

 

Contextualização da trajetória e cenário atual do Ciclo Comum de Estudos, incluindo problemas gerais da universidade que afetam o CCE.

 

Apresentação, em blocos, dos problemas levantados; contextualização específica dos mesmos e trabalhos em grupo para levantamento de possíveis soluções.

 

As soluções construídas serão sistematizadas e adequadas em proposições finais da audiência.

 

Dados levantados nas reuniões preparatórias

Das reuniões preparatórias, foi levantada uma série de questões, que foram agrupadas a partir de três eixos:

 

Organização Didático Pedagógica:
 
  • A diferença das ementas das três disciplinas de FAL e de línguas é pouco especificada
  • Há necessidade de aperfeiçoamento das habilidades de leitura/escrita dos ingressantes
  • Falta de sistematização da carga horária de línguas nos diferentes currículos
  • Nível de proficiência heterogêneo dos egressos das disciplinas de português e espanhol
  • Concorrência do CCE com o tempo de estudo do aluno para as disciplinas de exatas
  • Falta formação interdisciplinar e bilíngue de técnicos e professores
  • Falta diálogo entre os três eixos do CCE
  • Falta formação docente para atuar no CCE
  • Falta de identificação de alguns estudantes com alguns temas do CCE
  • Existe sobreposição de conteúdos entre disciplinas do CCE e disciplinas dos cursos (ex: ética)
  • A concentração da carga horária do CCE nos primeiros anos interfere na progressão dos estudantes em seus cursos e pode atrasar envolvimento com pesquisa e extensão
  • A atual formatação do CCE atrasa a vivência com disciplinas específicas nos cursos e pode refletir em evasão
  • Falta diálogo entre disciplinas do CCE e as especificidades de cada curso
  • Fim das Jornadas de FAL, devido à exclusão de FAL 4 do currículo do CCE
 
Precarização do Trabalho:

 

  • Normas para progressão docente não contemplam a estrutura específica da UNILA, prejudicando os docentes do CCE
  • Docentes vinculados ao CCE encontram-se em estado de maior vulnerabilidade a assédios e adoecimento
  • O tamanho das turmas de disciplinas do CCE é muito grande
  • Muito poucos docentes para atendimento da demanda de toda a universidade
  • Fim das figuras de professores articuladores e colaboradores
  • Sobrecarga de trabalho docente no CCE compromete a possibilidade de atuar na pesquisa e na extensão e nos âmbitos políticos da universidade
  • Há uma questão conjuntural de falta de recursos para contratação de novos docentes

 

Gestão:

 

  • Falta de formação, já a partir do ato de ingresso, para atuação dos docentes no CCE
  • Há normativas que impedem participação em Colegiados e orientações/proposição de projetos
  • Há enorme dificuldade para revalidar e reconhecer diplomas de docentes estrangeiros
  • Falta de valorização do bilinguismo e da interdisciplinaridade em avaliações institucionais de produtividade (Ex.: avaliação para progressão)
  • Há uma falta de isonomia na flexibilidade de docência em áreas fora do concurso
  • SIGAA não comporta áreas de especialização do CCE (Ex.: dificulta atualização do PDTI)
  • Há dificuldade no registro de atividades e geração de indicadores de produtividade específica para docentes do CCE (sistema não oferece opções que atendem especificidades. Ex: áreas, exigência de atuação em curso específico)
  • É necessário melhorar as condições laborais sem precarizar o CCE
  • Falta de levantamento sociolinguístico como política permanente da universidade
  • Há demanda de espaços para práticas de leitura e escrita de textos acadêmicos
  • Ocorre discrepância entre as demandas de uso do português e espanhol (menor ingresso de estudantes e professores não brasileiros, aportuguesamento dos documentos, etc.)
  • Incoerência entre o bilinguismo da missão institucional e o das práticas acadêmicas e administrativas
  • Falta de conhecimento do corpo docente em geral quanto aos conteúdos presentes no CCE e as habilidades cognitivas ativadas pelos alunos para sua apreensão
  • Falta de participação e inclusão dos professores do Ciclo Comum nos colegiados dos cursos e dos cursos no Colegiado do Ciclo Comum
  • CCE é visto como único repositório da manutenção da identidade da universidade
  • CCE dificulta ocupação de vagas ociosas
  • Falta de estudo sobre satisfação dos estudantes em relação ao CCE
  • Falta diálogo entre o Colegiado do CCE e o NDE dos cursos
  • Há dificuldade em conciliar o CCE e o tempo de integralização dos cursos (diminui atratividade, prejudica o atendimento a exigências formativas impostas por conselhos profissionais e diretrizes do MEC, bem como dificulta alcançar o tempo médio de duração indicado na matriz OCC)
  • O Ciclo Comum de Estudos - CCE sofre processo gradual de empobrecimento
  • Há uma falta de conhecimento coletivo sobre o papel do CCE na proposta educacional da UNILA
  • A contradição entre a organização disciplinar das Áreas de Conhecimento da UNILA e a formação/atuação interdisciplinar do corpo docente da instituição contribui para a falta de isonomia para com os docentes do Ciclo Comum, visto que as áreas vinculam os componentes curriculares aos cursos de graduação, excluindo o diálogo entre os componentes comuns e os docentes que atuam de modo interdisciplinar e multidisciplinar.
Materiais

Relatório de avaliação - Recredenciamento UNILA 2016

Relatório de Auto-Avaliação Institucional (2015-2017)

Apresentação - Proposta pedagógica pensada inicialmente para a UNILA

Apresentação - Resultado dos trabalhos do GT de reestruturação do PPC do eixo de línguas do CCE

PPC do Ciclo Comum de Estudos

Árvore de problemas -  Resultado de Trabalho sobre o CCE em Grupo Focal (Elaboração PDI - 2018)

 

1ª Preparatória – A construção do Ciclo Comum de Estudos na UNILA

Público-alvo

Direções de Instituto, Coordenações de Curso e Centros Interdisciplinares, Colegiado do Ciclo Comum de Estudos, Estudantes

Convidados da Mesa

Professoras(es) Pioneiras(os), Coordenações anteriores, Representantes estudantis

Metodologia proposta

Representante dos professores pioneiros do CCE apresenta seu relato, levantando elementos para compreender o processo de implantação do Ciclo Comum de Estudos na UNILA, traçando os principais desafios vivenciados em cada uma de suas configurações. Às coordenações recentes do CCE caberá apresentar sua visão sobre os desafios presentes e projeção de futuro em curto e médio prazo. Ao final do exercício, pretende-se refletir sobre as projeções de futuro de ambas as gerações de docentes do CCE e o potencial deste comparativo para o planejamento e avaliação do Ciclo Comum de Estudos.

Mediação

Marcela Stuker Kropf e Ana Paula Araújo

Data, horário e local

19 de abril - Jardim Universitário - Sala C203

8h30 - 12h00

Equipe de relatoria

Gabinete da Reitoria e voluntários

Sistematização

Denner Almeida

 

2ª Preparatória - As condições de trabalho no Ciclo Comum de Estudos

Público-alvo Docentes do Ciclo Comum de Estudos
Convidados da Mesa

Coordenações de Curso, CPPD, PROEX, PRPPG, PROGRAD, PROGEPE, Colegiado do Ciclo Comum de Estudos, Representações Sindicais Docentes, Representantes Estudantis
 

Metodologia Proposta

Exposição de dados indicadores de situações adversas e normativas que influenciam as condições de trabalho docente no CCE.

Seguem uma rodada de escuta sobre os problemas laborais vivenciados no CCE da perspectiva dos professores e dos sindicatos. E uma rodada sobre os problemas vivenciados pelas coordenações e estudantes, em dos problemas laborais dos professores.
 

Mediação -
Data, horário e local

26 de abril

JU - Sala C203

14h00 - 18h00
 

Equipe de relatoria Gabinete e voluntários
Sistematização Denner Almeida