Apresentação
A Reitoria da Universidade Federal da Integração Latino-Americana – UNILA, com base na Política Nacional de Participação Social (Decreto 8.243/2014), promove Audiências Públicas como mecanismo estratégico de reflexão coletiva sobre as ações que pretende realizar. As Audiências têm como característica a consolidação de espaços públicos de debate a partir da socialização de temas-problemas para a realização de formações, diagnósticos e encaminhamentos propositivos com ativa participação da comunidade UNILA.
Organizadas no contexto do projeto intitulado ‘Vozes Latinas”, as Audiências Públicas promovidas pela UNILA são um momento em que o eu-tu compõe a sinfonia do nós, quando escutar para incidir com respeito e incentivo à criatividade inerente às diversas áreas do conhecimento torna-se um exercício vital. Vozes Latinas é nosso canal de comunicação e expressão para levantar e debater temas eleitos pela coletividade como fundamentais, um processo de construção conjunto, que nos permitirá produzir sínteses para balizar a defesa do projeto de Universidade que queremos (latino-americanista; plurilingue; de integração).
Em datas que antecedem cada uma das Audiências, serão realizadas reuniões preparatórias com diversos setores da comunidade UNILA, para garantir subsídios estruturantes ao debate, o que inclui estudantes, servidoras/es e trabalhadoras/es terceirizadas/os, que integram cotidianamente na construção e defesa do projeto.
A metodologia de construção das Audiências Públicas se sustenta nos seguintes pontos:
a) Disponibilização dos documentos para estudos preparatórios (produzidos pela comunidade acadêmica da UNILA e externa);
b) Publicização das agendas das reuniões – públicas e abertas - às/aos interessadas/os;
c) Consolidação do cronograma das Audiências com o objetivo de que todas/os possam se preparar para participar ativamente com voz e proposição na construção dos encaminhamentos que superem os problemas reais cotidianamente apresentados;
d) Síntese do material institucional produzido relativo a cada um dos temas trabalhados.