conteúdo

Iniciação à Pesquisa

A pesquisa tem como objetivo formar recursos humanos para a investigação, produção e difusão do conhecimento científico, em articulação com o ensino e a extensão.

Atualmente, são mais de 250 orientadores doutores, a maioria desenvolvendo projetos de pesquisa, nos quais o acadêmico tem a oportunidade de participar como colaborador ou ingressar no Programa Institucional de Iniciação Científica, aprendendo técnicas e métodos de pesquisa. Com isso, desenvolve-se o pensamento crítico, criativo e investigativo.

O Programa Institucional de Iniciação, nas modalidades remunerada e voluntária, tem como objetivo geral contribuir para a formação de recursos humanos para pesquisa, despertando a vocação científica e tecnológica, incentivando talentos potenciais entre estudantes de graduação. Os Editais são lançados anualmente e publicados no Portal de Editais.

O estudante, indicado pelo docente, será orientado durante o período de 12 meses e na conclusão deverá apresentar relatório final e resumo expandido, o qual deverá ser apresentado no Evento Anual de Iniciação Científica e Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – EICTI.  Para mais informações, consulte a página de PERGUNTAS FREQUENTES.