conteúdo

PAIP

publicado 11/01/2019 23h21, última modificação 23/04/2020 18h09
O Programa de Auxílio à Integração de Docentes e Técnicos Administrativos às Atividades de Pesquisa (PAIP) tem como público-alvo docentes e técnicos administrativos, pertencentes ao quadro efetivo da UNILA e portadores dos títulos de mestre ou doutor e visa integrá-los às atividades de pesquisa.

 

O PAIP apoiará projetos de pesquisa a partir de quatro formas:

a) Bolsa de pesquisa: destinada a apoiar a execução de atividades de pesquisa(coleta de dados, serviços de terceiros, aquisição de material de consumo, equipamentos científicos ,incluindo computadores, ferramentas de trabalho, software especializado, livros o monografias científicas, financiamento de bibliografia periódica, que não aparece na base de dados que tem acesso a UNILA, e outros materiais necessários para o desenvolvimento do trabalho das pesquisas);

b) Fomento à publicação: destinada ao pagamento de taxas ou serviços para publicação (revisão/tradução/taxas)de artigos científicos;

c) Auxílio viagem: destinada a apoiar a apresentação de trabalhos aceitos em eventos científicos e/ou tecnológicos nacionais e internacionais, ou para apoiar a mobilidade de pesquisadores para o contato entre os diferentes colaboradores participantes do projeto quando pertençam a diferentes entidades.

d) Organização de eventos: destinada ao apoio à organização de eventos científicos locais, regionais ou internacionais promovidos por docentes efetivos da UNILA, nas diversas áreas de conhecimento do CNPq 2 .

 

 

Edital PRPPG 109/2017 - Edital de Apoio ao Pesquisador – Custeio de 2017, tem por objetivo fomentar as atividades de pesquisa em ciência, tecnologia e artes nas diversas áreas do conhecimento através do apoio ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e inovação. O apoio aos projetos de pesquisa e inovação foi concebido de maneira a contribuir para o fortalecimento das linhas de investigação e a consolidação dos grupos de pesquisa e programas de pós-graduação da UNILA. Tem prazo de execução até 20 de dezembro de 2019.

 

Edital PRPPG 114/2017 - O Edital de Incentivo à Realização de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação tem por objetivo fomentar o intercâmbio científico e tecnológico nas diversas áreas de conhecimento e setores econômicos e da sociedade, por meio de congressos, seminários, simpósios, workshops, ciclo de palestras, etc. O incentivo foi concebido de maneira a contribuir para o fortalecimento das linhas de investigação e a consolidação dos grupos de pesquisa e programas de pós-graduação da UNILA. Tem prazo de execução até 19 de dezembro de 2018.

 

Em 2018, foram lançados os editais PRPPG 34/2018 (com recursos da Fundação Araucária) e PRPPG 58/2018, ambos auxílio para participação em eventos.

 

Edital PRPPG 80/2019 - Apoiar e fomentar aos pesquisadores da UNILA a execução de projetos de pesquisa científica e tecnológica, nas diversas áreas do conhecimento, via a concessão financeira (categoria custeio). O apoio aos projetos de pesquisa e inovação será concedido de maneira a contribuir para o fortalecimento das linhas e grupos de pesquisa, além dos programas de pós-graduação da UNILA.

 

Os editais mencionados estão disponíveis no Portal de Editais.