conteúdo

Agenda Tríplice

publicado 11/01/2019 23h21, última modificação 09/03/2022 14h27
O Programa Institucional Agenda Tríplice tem como escopo estimular a realização de projetos de pesquisa de modo indissociável do ensino e da extensão, e que visem o estudo e o provimento de soluções para temas prioritários da tríplice fronteira Brasil, Argentina e Paraguai

O Programa Institucional Agenda Tríplice tem como objetivo contribuir para:

I - a integração e o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico, social, político, cultural, artístico e ambiental de toda a tríplice fronteira Brasil, Argentina e Paraguai;

II - a consolidação da UNILA como instituição de referência internacional e de excelência acadêmica em estudos de fronteira.


A região de abrangência do Programa Institucional Agenda Tríplice engloba o território da fronteira trinacional Brasil, Argentina e Paraguai, o Oeste Paranaense, a Província de Missiones e o Departamento do Alto Paraná.
Os temas prioritários a serem contemplados nos projetos de pesquisa apoiados foram levantados com base em consultas às autoridades municipais, instituições públicas e privadas e atores sociais da região trinacional Brasil, Argentina e Paraguai, conforme artigo 3º e 4º da Resolução n. 7/2018/CONSUN.

 Resolução n. 07/2018/CONSUN regulamenta o referido programa.

 

Editais vigentes vinculados ao referido programa: 

 

Edital n. 137/2018/PRPPG:  Apoiar projetos de pesquisa de modo indissociável do ensino e da extensão, em diversas áreas de conhecimento e voltados para o estudo de temas prioritários para a agenda de desafios da tríplice fronteira Brasil, Argentina e Paraguai (Agenda tríplice I). 

Edital n. 147/2018/PRPPG: Apoiar projetos de pesquisa de modo indissociável do ensino e da extensão, em diversas áreas de conhecimento e voltados para o estudo de temas prioritários para a agenda de desafios da tríplice fronteira Brasil, Argentina e Paraguai (Agenda tríplice II). 

Edital n. 205/2021/PRPPG: Apoiar projetos de pesquisa de modo indissociável do ensino e da extensão, em diversas áreas de conhecimento e voltados para o estudo de temas prioritários para a agenda de desafios da tríplice fronteira Brasil, Argentina e Paraguai

Os resultados e demais publicações vinculados aos editais mencionados acima, estão disponíveis no Portal de Editais.