Você está aqui: Página Inicial > Pró-Reitoria de Relações Internacionais - PROINT > Instituto Binacional
conteúdo

Instituto Binacional

publicado 22/04/2024 18h45, última modificação 25/11/2024 16h23
Nesta página é possível encontrar todo o conteúdo relacionado aos Fóruns, Seminários e aos estudos para análise da viabilidade de criação de um instituto binacional Brasil - Paraguai

Com o objetivo de fomentar a internacionalização da educação superior e a integração regional, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e a Universidad Nacional del Este (UNE) tem a possibilidade de criar, com o apoio dos Ministérios da Educação e dos Ministérios de Relações Exteriores de seus países, um Instituto Binacional na fronteira entre Brasil e Paraguai, nas cidades de Foz do Iguaçu e Cidade do Leste.

Todas as etapas deste processo de internacionalização são estabelecidas a partir de cronograma de debates e estudos organizado o Grupo de Trabalho da SESU/MEC, formado por representantes dos Ministérios da Educação brasileiro e paraguaio, da UNILA e da UNE, bem como por pesquisadores da CAPES e CONACYT, além de diplomatas de ambos os países. A metodologia consiste na realização de seminários formativos e fóruns de debate, para ampliar a participação e abrir consulta às comunidades nacional e internacional, assim como o resgate do trabalho histórico de criação da UNILA, descrito nos livros "UNILA - Consulta Internacional: Contribuições à concepção, organização e proposta político-pedagógica da UNILA" e  “A UNILA em Construção - Um projeto universitário para a América Latina”.

Desde fevereiro de 2024, estão sendo realizados diversos encontros para qualificar o tema, conforme histórico destacado abaixo:

  • Nomeação do GT pelas Portarias n.º 43/2023 e n.º 44/2023, de 18/12/2023, publicadas pelo MEC-Sesu
  • Primeira reunião do GT, realizada no dia 2 de fevereiro de 2024, para proposição de metodologia.
  • Seminário de Integração Regional, realizado na UNILA no dia 05 de março de 2024. O registro em vídeo do evento na íntegra está disponível no canal da UNILA no YouTube.
  • Fórum de Internacionalização, realizado na UNILA no dia 11 de março de 2024.
  • Fórum de Internacionalização na UNILA, realizado no dia 09 de abril de 2024. Teve como temática a a agenda social e as atividades acadêmicas de um instituto binacional;   
  • Reunião administrativa em virtude do cancelamento do II Seminário de Integração Regional em CDE/PY, que seria realizado no dia 12 de abril, devido a paralisação das atividades acadêmicas de UNE.
  • Abertura do formulário de consulta pública internacional com a finalidade de captar e analisar sugestões a serem enviadas pela comunidade acadêmica e externa;
  • Reinstituição de GT pela Portaria nº 58/2024, de 19/11/2024, publicada pelo MEC-Sesu.

 

Documentos base para o estudo de viabilidade do Instituto binacional disponíveis para consulta:

 

De acordo com as portarias que regem a criação do GT, o prazo de conclusão dos trabalhos é de 120 dias, a partir da sua instauração do grupo. O GT tem função apenas propositiva e não deliberativa. A comunidade unileira é convidada a participar das ações desenvolvidas, visando ao amplo debate e à articulação de ideias.