Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Workshop gratuito no dia 6 abre atividades do Startup Garage deste ano
conteúdo

Tecnologia e Inovação

Workshop gratuito no dia 6 abre atividades do Startup Garage deste ano

Evento é realizado em parceria com o Sebrae, com programação aberta a estudantes universitários da região
publicado: 01/09/2023 11h16, última modificação: 01/09/2023 15h14

Está chegando mais uma edição do Startup Garage. Esse é quarto ano em que estudantes da UNILA e de demais instituições universitárias da região têm a chance de se aproximar de professores, empreendedores e empresários que se interessem por inovação e criação de novos negócios na região. E o primeiro passo para isso a participação na edição deste ano é o workshop “Inovação com foco em problemas reais”, que acontece no dia 6 (quarta-feira), às 18h30, no auditório do Jardim Universitário. Para participar, preencha o formulário de inscrição.

O Startup Garage é realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e, de acordo com o Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT-UNILA), permite que os participantes possam se capacitar e adquirir conhecimento e experiência através de uma “vivência mão na massa”, sobre a cultura do empreendedorismo e visão de mercado e amadurecimento de suas ideias de negócios ou Startups.

Mas o que é uma startup? De acordo com o Sebrae, trata-se de uma ideia ou uma empresa que nasce voltada à tecnologia e inovação que tenha como objetivo desenvolver e aprimorar um modelo de negócios. Então, essas iniciativas têm capacidade de desenvolver produtos ou serviços inovadores. E é isso que tem acontecido com as propostas que já foram apresentadas a partir de edições anteriores ao Programa, tendo exemplos bem interessantes como a das cinco equipes que participaram no ano passado (quadros ao lado), que apresentaram temas ligados a alimentos saudáveis, soluções seguras em fretes de mudança, criação de móveis domésticos, realização de pesquisas científicas,  e desenvolvimento de aplicativos e treinamentos profissionais para capacitação de pessoal de organizações. No momento, essas equipes estão em validação de seus produtos. 

E o Programa é totalmente gratuito e tem evoluído a cada edição em relação a fomentar a cultura da inovação e a capacitação dos participantes em vivências e aprimoramento de suas ideias e concretização de seus projetos, sejam negócios ou Startups, contemplando também os interessados em adquirir algum conhecimento específico na área. A evolução pode ser vista, principalmente, com base na edição de 2022, tendo em vista que as cinco equipes que finalizaram o Startup integram, atualmente, o Programa de Aceleração de Startups que é um projeto-piloto desenvolvido pelo NIT-UNILA e Sebrae/PR. 

E as melhorias são implementadas a cada ano, sendo que para essa edição haverá adaptação no tempo de capacitação e na metodologia. Os interessados em participar da edição deste ano são convidados a acompanhar o workshop que acontecerá no dia 6 (quarta), no auditório do Jardim Universitário da UNILA. É a partir daí que os participantes terão o primeiro contato para integrar times que compõem o Programa Startup Garage, com a oportunidade de obter conhecimento sobre formação de equipes, desenvolvimento de startups, estímulo à criatividade e inovação, utilização de ferramentas para a estruturação de modelos de negócios e aprimoramento de habilidades de apresentação de alto impacto. Tudo isso ao longo das atividades que serão desenvolvidas entre os meses de setembro e novembro. 

O Startup Garage é desenvolvido em três fases: ideação, validação da ideia e validação do produto final. Em todas elas haverá disponibilidade de consultoria individual das equipes e preparação para a banca de avaliação final. 

Acesse o folder informativo com o cronograma de atividades do Startup Garage 2023

Integrantes das equipes formadas na edição de 2022 do Startup Garage