Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Na UNILA tem pós-graduação para todos os gostos e áreas do conhecimento
conteúdo

Institucional

Na UNILA tem pós-graduação para todos os gostos e áreas do conhecimento

Um dos Programas abriu seleção para doutorado, com nova turma do PPGICAL que vai iniciar em 2024
publicado: 06/09/2023 15h48, última modificação: 13/09/2023 09h40

Se a vida é um eterno movimento, não seria diferente quando se refere à sua carreira profisisonal. Por isso, a escolha de um curso de Pós-Graduação é importante passo para atingir novos objetivos e a UNILA está aqui para te ajudar nesse momento. Na continuidade da série sobre os cursos de Pós-Graduação strictu senso ofertados pela UNILA, chegou a hora de conhecer um pouco mais sobre os Programas em Integração da América Latina (PPGICAL), de Engenharia Civil (PPGECI) e de Física Aplicada (PPGFISA).  Segue o fluxo, escolha aquele que você mais se identifica e fique ligado que as inscrições estão abertas. 

Integração Contemporânea
da América Latina

Tem novidade em um dos Programas de Pós-Graduação mais antigos na UNILA. Trata-se do PPG em Integração Contemporânea da América Latina (PPGICAL), que oferece a opção de mestrado desde 2014 e que teve aprovação da Capes, neste ano, para iniciar sua primeira turma de doutorado. No ano passado, o PPGICAL recebeu nota 4 da Capes e, agora, se torna o segundo Programa de Pós-Graduação da UNILA a ofertar turmas de doutorado.

E os números são dignos de comemoração, já que o mestrado soma cerca de 120 defesas de dissertações e o Programa já recebeu e orientou cinco pesquisadores para Pós-Doutorado. Além disso, foi pelo PPGICAL que se tornou possível a realização do Doutorado Interinstitucional (Dinter), com uma turma realizada em parceria com o Instituto de Relações Internacionais da PUC/Rio e que já conta com três defesas até o momento. Embora seja enquadrado na área de Ciência Política e Relações Internacionais, o Programa se identifica verdadeiramente como interdisciplinar, questão que pode ser aferida pela formação de docentes e discentes, bem como as temáticas trabalhadas em cada linha de pesquisa.

De acordo com a vice-coordenadora do Programa, Ana Silvia Andreu da Fonseca, os estudantes que procuram o PPGICAL normalmente têm comprometimento ou interesse em temáticas de impacto social, político, econômico e cultural, especialmente voltadas para a integração e cooperação entre os países da América Latina e do Caribe, desenvolvendo a capacidade de abordar a realidade dos países latino-americanos de forma interdisciplinar. “Muitos se tornam consultores e assessores em diversas áreas governamentais e intergovernamentais, bem como em organizações da sociedade civil, atentos à defesa dos direitos humanos e aos valores democráticos”, avalia ela.

Além de estudantes brasileiros que vêm de cursos das áreas de Humanas e Sociais Aplicadas, ocorre casos até de áreas ligadas às Ciências Exatas. Há também uma forte presença de estudantes estrangeiros, vindos de países como Uruguai, Colômbia, Argentina e outros como Haiti e El Salvador, por exemplo. Entre os discentes, há um equilíbrio entre mulheres (52%) e homens (48%), mostrando boa relação em termos de equidade de gênero que também ocorre  entre os docentes, tendo o Programa já lançado um edital direcionado ao credenciamento exclusivo de professoras do sexo feminino.

As temáticas de pesquisas são amplas, a exemplo da mestranda Camila Lazzarini que está concluindo pesquisa-ação sobre mediação sociocultural com comunidades Guarani, com uma imersão profunda na cultura indígena, que é bem expressiva na região da Tríplice Fronteira. Por conta de sua pesquisa, Camila tem sido convidada para importantes debates como a que envolve possível transformação do Zoológico Bosque Guarani em um espaço cultural e casa de passagem indígenas.

O haitiano Wisly Joseph defendeu, no ano passado, defendeu sua dissertação "A Era da Soberania dos Povos: Perspectivas Latino-americano-afro-caribenhas" e foi convidado para escrever capítulo de livro, artigo de divulgação científica e a participar de eventos sobre diálogos de saberes. Seu trabalho tratou a noção de “Soberania do Saber”. Nas palavras do autor, “foram estudados os autores originais da região e suas contribuições a este novo pensamento, além de discutir os elementos da formação social do Estado Haitiano, as resistências do campesinato frente a classe dominante e suas contribuições à Soberania Popular”.

O PPGICAL mantém uma série especial que é publicada com regularidade no Le Monde Diplomatique Brasil intitulada Desafios da Integração, tratando de temas como Estado, economia, ecologia, movimentos populares, geopolítica e comunicação. E se o tema está relacionado a publicações, o PPGICAL já lançou livros e e-books nos quais docentes e egressos participaram, além da Revista Espirales, que foi classificada como A1 na última avaliação Qualis-Capes. A seguir, algumas publicações do PPGICAL.

         

Muitos de seus egressos merecem destaque pela qualidade de suas pesquisas e por terem realizado trabalhos de relevância com consequências positivas para sua atuação, bem como de impacto social para a região. E, sobretudo, tornaram-se pessoas reconhecidas tecnicamente em seus campos de atuação, sendo que alguns ocupam, atualmente, atividades estratégicas para o desenvolvimento da América Latina em diversos aspectos, como Alexandre Andreatta, que agora reside em Montevidéu, Uruguai, onde exerce a função de diretor executivo do Observatorio de la Democracia no Parlamento del Mercosur. Outro egresso é Bruno Cesar Alves Marcelino, que está concluindo doutorado na Universidad Nacional de La Plata e é fundador-presidente do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC-Brasil).

Outro caso de destaque é o da egressa Shirley Tatiana Peña Aymará. Enquanto desenvolvia sua pesquisa de mestrado no PPGICAL sobre resistência à mineração no Peru, a estudante peruana lançou um livro sobre Sumaq Kawsay (Buen Vivir) na Bolívia. Após conclusão do mestrado, ela lecionou na Universidad Peruana de Ciencias Aplicadas e participou da delegação peruana no Ship for World Youth (programa internacional do governo do Japão). Mais recentemente, foi aprovada em primeiro lugar no Programa de Doutorado em Direitos Humanos e Cidadania, na Universidade de Brasília, e selecionada para formação na Comissão Econômica para América Latina e o Caribe (Cepal), no Chile, onde se encontra atualmente.

A gente imagina que com tanta notícia bacana, bateu aquela vontade de estudar algum tema relacionado à integração da América Latina. Então corre com o seu projeto de pesquisa para se inscrever até o dia 24 de setembro. Todas as informações sobre o processo seletivo para mestrado estão no Edital 11/2023/PPGICAL e para doutorado  Edital 12/2023/PPGICAL.

Engenharia Civil

Iniciado em 2018, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil foi concebido com o objetivo de formar profissionais com a necessária competência interdisciplinar para integrar os fatores tecnológicos, ambientais e socioeconômicos nas etapas de planejamento, dimensionamento, construção e gestão/exploração de infraestruturas resilientes e sustentáveis.

Trata-se da primeira oportunidade de ensino em nível de pós-graduação stricto sensu na área de Engenharia Civil na região Oeste do Paraná, assim como na Tríplice Fronteira , gerando condições para o desenvolvimento de pesquisa científica e aplicada nas áreas de estruturas, sustentabilidade e meio ambiente e materiais e ecoeficiência das construções.

A maior parte dos ingressantes no Programa têm formação no curso de Engenharia Civil, seguido de Arquitetura, recebendo candidadtos da região, assim como de outros estados e países da América Latina. O corpo discente do Programa é formado por aproximadamente 20% de estrangeiros, vindo de diversos países, especialmente Paraguai, Peru, Chile e Colômbia. 

A coordenadora do PPGECI, Edna Possan, afirma que os candidatos geralmente desejam aprimorar as habilidades em engenharia e têm perfis que variam conforme a linha de pesquisa de interesse. “Na linha Materiais e ecoeficiência, os candidatos estão mais voltados à avaliação de materiais e desempenho de produtos e sistemas. Já na linha Estruturas, o perfil é mais voltado a área de cálculo/matemática e otimização estrutural. Os interessados na linha Sustentabilidade e inovação têm o perfil do ingresso mais abrangente, com foco em eficiência energética e avaliação de ciclo de vida”, diz.  

As pesquisas produzidas transitam entre diversos objetos, podendo-se destacar algumas com focos bem regionais, como o desempenho térmico e energético painéis de madeira laminada cruzada para o clima de Foz do Iguaçu, o estudo preditores do resíduo da construção civil para o mapeando a disposição irregular na cidade, e também o estudo que avaliou o potencial de materiais argilosos da região para a produção de cimentos menos emissivos. Esses temas foram desenvolvidos pelos egressos Karine Hilgenberg Martins, Lucca Grzeczeczen Goncalves e Raquel Dias Pedroso, respectivamente. Todas as pesquisas produzidas podem ser acessadas no Repositório Institucional do PPGECI

E também tem objetos de impacto nacional, como o de estratégias para redução das emissões de CO2 e o aumento de estoque de carbono do setor da construção por meio do uso da madeira, de Luana Caroline Orlandini. E pesquisa com foco internacional, como o estudo de Nicole Estefania Garay Cárcamo, que trata do "Factor de quantificación de residuos de construcción civil en Chile", que inseriu em sua pesquisa uma temática de seu país de origem. Como exemplo de destaque em pesquisas, alguns discentes receberam premiações de trabalhos associados às suas dissertações, como é o caso do Eduardo Rigo, premiado no Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, na categoria melhor trabalho na área de Sustentabilidade.

Com tanto exemplo interessante de pesquisas nessa área, de repente é a chance de você ingressar também nesse Programa que está com inscrições abertas até o dia 31 de outubro. Mais detalhes podem ser acessados no Edital 08/2023/PPGECI

Física Aplicada

E para aqueles que são apaixonados pela área de Física, por experimentos, vida de laboratório e por ampliar conhecimentos para a área de docência, o Programa de Pós-Graduação em Física Aplicada vem atuando desde 2016 e já formou 19 mestres, A maioria desse grupo é formado por brasileiros, mas também há egressos do Paraguai, Uruguai e Cuba. O perfil dos candidatos geralmente é de estudantes que concluíram o curso de graduação em Física e Ciências Exatas e Tecnológicas, como Matemática, Engenharia Física, Engenharia Mecânica e outras engenharias.

De acordo com o coordenador do Programa, Marcelo Gonçalve Honnicke, a grande maioria dos ingressantes é proveniente da região (Palotina, Mercedes, São Miguel, Foz do Iguaçu e dos países fronteiriços) que trabalham ou pretendem trabalhar como docente em escolas da rede pública. “Mais da metade dos egressos seguiu para o doutorado, sendo que quatro deles estão fazendo doutorado na UNILA e os demais em outras universidades do Brasil”, conta ele.

Para quem tá ligado em experimentos na área, o coordenador do Programa aponta alguns projetos que tiveram destaque como "Estudo da dinâmica de bolhas em fluidos; Difusão em meios confinados: modelagem e simulação baseada em Langevin usando o motor gráfico Unity3D";  "Uso de líquidos iônicos na síntese de ZnO para aplicação em células fotoeltroquímicas"; e "Obtención y Caracterización de Nanocompuestos 2D/2D de Dicalcogenuros de Metales de Transición y Grafeno".

Já a pesquisa "Aplicações da aproximação quase-newtoniana da Relatividade Geral a problemas em astrofísica" rendeu à egressa Paola Teresinha Seidel  publicação de ao menos três trabalhos em periódicos científicos indexados internacionalmente, como resultado da dissertação:

Se essa é sua onda, tá na hora de preparar o projeto e participar do processo seletivo e consultar todas as regras no Edital 13/2023/PPGFISA.

Fique atento aos próximos eventos dos PPGs: 

PPGLC - Mostra Latino-Americana de Literatura Comparada
De 11 a 15/09, em formato híbrido, com atividades no campus Jardim Universitário. Acesse para conferir a programação.

PPGFISA - Seminário com o tema "Sensores Plasmônicos"
Dia 13, às 14h30, no PTI (B4E3S1) e será transmitido online. Para mais informações, acesse aqui.

PPGHIS - Evento "Mestrado em História na UNILA: o que é e como ingressar?
Dia 19/09, às 18h, e será online. Acesse para mais informações.

PPGBN - Disciplina isolada "Genética da Conservação"
Até o dia 20/09: inscrições para processo seletivo de alunos especiais para a disciplina “Genética da conservação”, do Mestrado em Biodiversidade Neotropical. Mais informações no Edital 30/2023/PPGBN

PPIELA - Palestra "A descolonização dos saberes psi em debate"
Dia 26/09, às 9h, online via Google Meet. Inscrições no formulário

PPGICAL - Revista Espirales
Até o dia 30/09 a publicação vinculada ao PPGICAL está com chamada aberta para o dossiê “Cultura e Relações Internacionais: repensar as Políticas Culturais Internacionais desde/para a América Latina”

Confira as outras matérias dessa série sobre Programas de Pós-Graduação da UNILA

Relações Internacionais, Políticas Públicas e Desenvolvimento e Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos

Literatura Comparada, Hitória e Economia