Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNOPS, responsável pela retomada da obra da UNILA, faz apresentação ao Conselho Universitário
conteúdo

Institucional

UNOPS, responsável pela retomada da obra da UNILA, faz apresentação ao Conselho Universitário

A 87ª Sessão Ordinária do CONSUN, realizada no último dia 05 de abril, recebeu representante do UNOPS Brasil, Rafael Esposel, para falar sobre o planejamento da retomada das obras do campus da Universidade.
publicado: 10/04/2024 19h03, última modificação: 10/04/2024 19h06

O Conselho Universitário da UNILA recebeu, na última sexta-feira, 5 de abril, o gerente de Projetos do UNOPS Brasil Rafael Esposel para falar sobre o planejamento da retomada das obras do campus da Universidade. Na oportunidade, ele abordou a expertise do UNOPS em infraestrutura e apresentou o cronograma da retomada. A expectativa é que o edital para contratação da empresa ou consórcio responsável pela finalização seja lançado no final deste ano, com início das obras no primeiro trimestre de 2025.

“Nestes primeiros meses, estamos trabalhando na atualização dos projetos arquitetônicos e de engenharia. Isso porque, desde a paralisação da obra, houve mudanças de legislação, principalmente no que diz respeito à segurança de combate e prevenção a incêndios e acessibilidade”, explicou. “Além disso, há um processo de avaliação das condições atuais da infraestrutura existente”, completou.

Nas próximas semanas, uma empresa já contratada pelo UNOPS deve ir à campo para coleta de elementos necessários à análise da infraestrutura já construída. “À medida em que entramos com outros aportes e parcerias, como é o caso com o UNOPS, nos deparamos com condições de legalidade, contratação, e outros parâmetros que vão embasar a qualidade e a segurança da obra Niemeyer. Isso tudo está sendo cuidadosamente acompanhado”, apontou a reitora Diana Pereira.

Toda a obra será monitorada por um Conselho Executivo e por um Comitê Técnico Gestor, que conta com integrantes do UNOPS, da UNILA, do Ministério da Educação e da Itaipu Binacional, que destinou os recursos financeiros para a retomada da construção. Além disso, serão criados canais de comunicação exclusivos para acompanhamento da obra, como site e Instagram.

Oportunidade de formação

A reitora também destacou o fato de a retomada poder ser aproveitadas pela comunidade universitária como uma oportunidade de formação. “Falamos disso desde o começo das tratativas. Como temos cursos de engenharia, arquitetura e outros cursos que podem desenvolver atividades transversais e correlatas, muitos estudantes e professores poderão aproveitar o processo de construção desta obra, que é tão emblemática, como parte da sua trajetória formativa. Portanto, vamos fazer um esforço coletivo para que haja uma interação contínua e permanente entre a comunidade universitária e o processo de construção da obra.” O campus da UNILA é o último projeto feito, em vida, pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

O UNOPS - Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos, na sigla em inglês - é um organismo da ONU especializado em infraestrutura, compras sustentáveis e gestão de projetos. Tem atuação no Brasil desde 2012, tendo sido responsável pela construção da Casa da ONU, em Brasília. Atualmente, o Escritório está apoiando o governo de Rondônia na finalização de dois hospitais e a Prefeitura de Porto Alegre na construção de cinco escolas infantis.

Intervenções

Durante as intervenções dos conselheiros, a conselheira Juliana Porto, representante dos servidores técnico-administrativos, questionou: “Bem como disse a reitora, não cabe convênios institucionais passarem por este Conselho, todavia, considerando que este convênio trata de uma avaliação patrimonial, por que este Conselho não deliberou sobre o Campus Niemeyer que nós estamos tratando neste momento?”

Em resposta, a reitora Diana, também presidenta do Conselho Universitário, ponderou que o processo de construção do campus Niemeyer é anterior à formação do Conselho, pois vem ocorrendo desde 2008. “É parte já da nossa idiossincrasia histórica, é parte do início da UNILA que estamos, agora, retomando, mas analisaremos esse aspecto também, e se for o caso, a gente traz para o Conselho”, concluiu.

O conselheiro Gabriel Rodrigues da Cunha, representante docente, perguntou sobre as eventuais limitações advindas do fato de o projeto ser de autoria de Niemeyer. “Em relação ao selo Niemeyer, qual a possibilidade de flexibilizar o projeto e a utilização desta planta que foi previamente pensada? Os espaços na universidade são dinâmicos, às vezes, a gente precisa de mais uma sala, mais um laboratório, como é que fica esta questão, qual é a percepção que a equipe do UNOPS tem?”

Em resposta, Rafael Esposel esclareceu que o UNOPS vem adotando medidas para evitar qualquer tipo de litígio e manter a conceituação original do projeto Niemeyer, de importância histórica e cultural. “Os principais aspectos da arquitetura de Niemeyer não são passíveis de alteração agora, primeiro porque o projeto já está pronto, segundo porque a obra está bastante avançada e terceiro para evitar problemas jurídicos. Entretanto, há alterações possíveis de serem feitas, desde que não descaracterizem os principais aspectos que o identifiquem como obra Niemeyer. Me pareceu, avaliando o projeto, que Niemeyer já pensou nessa flexibilidade, por exemplo, salas de aula poderiam ser convertidas em laboratórios, coisas desse tipo.”

Arandu, um novo nome para o “Campus Niemeyer” 

A apresentação do UNOPS na 87ª Sessão Ordinária do CONSUN ficou marcada, ainda, por mais um importante capítulo do processo de retomada da obra, a escolha de um novo nome para o campus da UNILA. A reitora Diana Araujo Pereira aproveitou a ocasião para anunciar “Arandu”, termo indígena escolhido para nomear o novo campus, e que significa “ouvir o tempo, vivenciar, ter sabedoria” em guarani. A nomeação “Campus Arandu” foi feita a partir de consulta pública realizada com a comunidade acadêmica, em março deste ano, e expressa a interculturalidade tão característica da UNILA, e o plurilinguismo do território de fronteira que cerca a obra. O novo nome será utilizado já nos próximos meses para a identificação das plataformas de difusão de todo processo de divulgação e transparência da obra.