Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA recebe inscrições para Processo Seletivo de Vagas Ociosas 2024
conteúdo

Ensino

UNILA recebe inscrições para Processo Seletivo de Vagas Ociosas 2024

Inscrições seguem até o dia 14 de abril para as 297 vagas ociosas disponíveis em 29 cursos de graduação, nas modalidades Reopção de ênfase, Reopção de curso e Reingresso
publicado: 09/04/2024 15h16, última modificação: 12/04/2024 19h40

Estão abertas as inscrições para as modalidades de Reopção de ênfase, Reopção de curso e Reingresso destinadas ao preenchimento de vagas ociosas nos cursos de graduação da UNILA. São ofertadas um total de 297 vagas nessas três modalidades nos 29 cursos de graduação, válidas para o primeiro semestre do ano letivo de 2024 (ver calendário acadêmico). Todas as informações deste processo seletivo estão disponíveis no Edital PROGRAD N°42/2024.

Vagas ociosas são aquelas decorrentes de transferências, desligamentos e mudanças de turno, entre outros motivos. As outras modalidades do Processo Seletivo de Vagas Ociosas (Transferência externa e Reaproveitamento de diploma) serão realizadas apenas no primeiro semestre do próximo ano.

Os candidatos têm o prazo até o dia 14 de abril para se inscrever e não será permitida a participação daqueles que ingressaram anteriormente em processos seletivos de vagas ociosas, em qualquer uma das modalidades, sendo o candidato automaticamente eliminado do processo seletivo. 

Importante ficar atento que a ocupação das vagas ofertadas será feita, sequencialmente, em ordem de prioridade das modalidades de Reopção de ênfase, Reopção de curso, e Reingresso. A Reopção de ênfase é o processo relativo ao curso de Música, que oferta vagas em quatro ênfases: Canto, Criação Musical, Piano, e Violão. A classificação levará em conta a maior carga horária integralizada no curso e apresentada no histórico acadêmico.

A Reopção de curso é a modalidade em que o(a) discente da UNILA realiza mudança de curso de graduação dentro da Instituição, observando a existência de vagas disponíveis no curso de destino. Para a reopção de curso, o candidato deverá ter cursado no mínimo 20% (vinte por cento) e no máximo 50% (cinquenta por cento) da carga horária total do curso atual, considerando as disciplinas obrigatórias e optativas previstas no Projeto Pedagógico de seu curso de origem. Para a inscrição no curso de Medicina, deverá ser informado o número de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) escolhido. As avaliações e critérios aos quais serão submetidos os candidatos à reopção diferenciam-se por curso e estão previstas no Anexo III do edital PROGRAD N°42/2024. Nele é possível encontrar todas as informações sobre os critérios (entre os gerais e os específicos do curso atual), além da relação dos cursos em que o candidato deve estar matriculado para considerar-se apto a pleitear essa modalidade de vaga.

Já a opção Reingresso diz respeito ao processo em que o ex-discente da UNILA, que teve seu vínculo cancelado, deseja realizar o retorno ao seu curso de origem. Porém, de acordo com o edital, esse desligamento deve ter ocorrido a menos de dois anos, desde a interrupção do curso até a data de publicação do presente edital. 

Retificação

A PROGRAD publicou a Retificação do Edital N°42/2024/PROGRAD, que trata sobre a abertura do processo de seleção para o preenchimento de vagas ociosas. Na retificação define ampliar o prazo de inscrições para todas as modalidades para o dia 14/04/2024. No documento também consta a a revisão dos critérios de reopção de curso para arquitetura e urbanismo. Saiba mais acessando o link.

Para informações detalhadas acesse a página do processo seletivo vagas ociosas