Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA é selecionada no programa PET-Saúde e lança edital para ofertar 40 bolsas para atuação de estudantes no SUS

Programa PET-Saúde da UNILA gera oportunidade para docentes e estudantes atuarem no SUS e ainda fortalece as ações de integração ensino-serviço-comunidade.
publicado: 16/04/2024 20h33, última modificação: 17/04/2024 17h48

A UNILA foi selecionada para a 11ª Edição do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) que tem a Equidade como temática deste ano de 2024. O projeto foi desenvolvido pela professora do curso de Medicina, Anália R. Lopes,  em parceria com a PROGRAD - pró-reitoria de graduação da UNILA. A iniciativa conta ainda com o apoio da Secretaria de Saúde do município de Foz do Iguaçu.

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) tem como pressuposto a educação pelo trabalho, é voltado para o fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade, de forma articulada entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e as Instituições de Ensino Superior (IES). A proposta é aprimorar em serviço, o conhecimento dos profissionais da saúde, bem como dos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde e outras áreas correlatas.

O programa é composto por preceptores, profissionais inseridos nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), grupos de estudantes sob tutoria de um(a) docente, organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do país, e orientados(as) pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. As ações de ensino-aprendizagem do programa objetivam promover o desenvolvimento de competências e habilidades voltadas para a equidade de gênero, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia e pessoas com deficiências, bem como para a valorização dos trabalhadores e futuros trabalhadores no SUS.

Na UNILA, os editais para seleção estão disponíveis para a participação da comunidade acadêmica nas modalidades docentes tutores e discentes bolsistas. O projeto institucional terá a duração de 2 anos, e irá selecionar 40 bolsistas de graduação para as atividades previstas e também irá ofertar 10 bolsas para docentes atuarem como coordenador(a) de grupo ou docente tutor(a). Poderão participar docentes da UNILA dos cursos de graduação em Medicina, Saúde Coletiva e Serviço Social e estudantes de graduação dos cursos de Medicina, Saúde Coletiva, Serviço Social, Antropologia, Ciências Sociais, Ciências Biológicas, Filosofia, História e Arquitetura e Urbanismo, de acordo com os perfis definidos para cada grupo de trabalho.

Conforme reforça a professora Anália, “os alunos participantes no PET-Saúde Equidade terão a oportunidade de interagir, aprender e auxiliar no fortalecimento das ações e serviços do Sistema Único de Saúde de Foz do Iguaçu, desenvolvendo projetos que integram ensino-serviço-comunidade”. Os interessados em integrar o PET-Saúde da UNILA poderão realizar inscrições até as 23:59h do dia 20 de abril de 2024, por meio do Sistema Inscreva, disponível no endereço eletrônico: https://inscreva.unila.edu.br. Os requisitos para inscrições e critérios de seleção estão disponíveis nos links dos editais:

Edital discentes bolsistas

Edital Docentes/Tutores