Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA registra evolução no ranking das Instituições de Ensino Superior do país
conteúdo

Institucional

UNILA registra evolução no ranking das Instituições de Ensino Superior do país

No Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado nesta quinta-feira (12), Universidade está entre as 17 melhores instituições do Paraná e obteve o 37º lugar na região Sul
publicado: 13/12/2019 12h21, última modificação: 13/12/2019 12h21

Prestes a completar 10 anos, a UNILA vem apresentando boas colocações nas avaliações de qualidade da educação superior realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Pelo terceiro ano consecutivo, a Universidade alcançou nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC). Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (12) e são referentes ao ano letivo de 2018.

Ao longo desses últimos três anos, a UNILA vem ganhando posições entre as Instituições de Ensino Superior (IES) avaliadas pelo Inep. Entre as instituições paranaenses, a UNILA passou da 34ª colocação para a 17ª, em um total de 167 universidades e faculdades avaliadas. Já entre as instituições da região Sul do país, o salto foi da 82ª posição para a 37ª. No total, o Sul contabiliza 361 IES.

“A UNILA entra em seu 10º ano comemorando os bons resultados alcançados nas avaliações oficiais do Ministério da Educação. A nota do IGC só reforça o compromisso dos servidores docentes e técnico-administrativos e também do nosso corpo discente com a excelência no ensino, na pesquisa e na extensão. Além de ofertar educação pública e gratuita, a UNILA está sendo cada vez mais procurada pela sua qualidade, que possibilita uma riqueza ímpar na graduação e pós-graduação”, avaliou o vice-reitor, Luis Evelio Garcia Acevedo.

 Gráfico mostra colocação da UNILA no ranking estadual, regional e nacional

Calculado com base na média das notas dos cursos, o IGC analisa a qualidade de cursos de graduação e pós-graduação das instituições de ensino superior, públicas e privadas, em uma escala de 1 a 5. Universidades na faixa de 1 e 2 são consideradas abaixo do esperado, enquanto instituições com conceito 4 e 5 estão acima da média. O índice intermediário 3 equivale a um resultado satisfatório.

A avaliação de 2018 envolveu mais de 2 mil instituições de ensino superior do país. No Paraná, oito universidades públicas estão no ranking das 100 melhores do país.