Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alerta de vagas para estudar na Federal mais internacional do Brasil!

Alerta de vagas para estudar na Federal mais internacional do Brasil!

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Vagas Remanescentes 2024 na UNILA
publicado: 27/03/2024 16h11, última modificação: 02/04/2024 14h16

Topo Site Remanescentes 2024.png

Estudantes que concluíram o Ensino Médio e fizeram o Enem entre 2019 e 2023 têm mais uma chance de concorrer a uma vaga para estudar na UNILA, e conquistar uma formação com experiência internacional, sem precisar sair do Brasil. Portanto fiquem atentos, porque o prazo para as inscrições para o Processo Seletivo de Vagas Remanescentes vai só até o dia 04 de abril. Neste processo seletivo, estão sendo ofertadas 605 vagas em 27 cursos de graduação. As normas, quadro de vagas e link para inscrição estão no edital PROGRAD 37/2024

As vagas ofertadas são aquelas que não foram preenchidas depois de convocados todos os candidatos em lista de espera do Sisu/2024; as decorrentes de cancelamentos antes do início do curso; e as não preenchidas no Processo Seletivo Internacional. A UNILA não adotará reserva de vagas para políticas afirmativas neste processo seletivo, visto que as vagas já foram remanejadas no Processo Seletivo Sisu 2024.

Como concorrer às Vagas Remanescentes

O candidato não pode ter obtido nota zero na prova de redação. Também não podem ser usadas notas de prova da qual o candidato participou como "treineiro" no Enem. Em caso de empate, será dada prioridade de matrícula ao candidato que comprove ter renda familiar inferior a dez salários-mínimos, ou ao de menor renda familiar.

Pelo terceiro ano, o curso de Música também participará dessa modalidade de processo seletivo. As vagas ofertadas para o curso de Música – Bacharelado, previstas no anexo II do edital foram distribuídas nas respectivas ênfases do curso. Para de candidatar o candidato deve preencher um formulário específico e encaminhar um vídeo (prova de habilidades específicas) com uma apresentação musical, conforme descrito no edital.

O maior número de vagas são ofertadas para os cursos de Geografia - Bacharelado (39 vagas), Engenharia de materiais (38), História - América Latina (35 vagas), Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar (34 vagas) e Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana (29 vagas). Os curso de Medicina e de Arquitetura não estão sendo contemplados neste processo seletivo porque ainda há inscritos em lista de espera do Sisu 2024.

A classificação será feita com base na média aritmética simples dos resultados obtidos nas provas objetivas e na redação do Enem (da edição escolhida pelo candidato). Para o curso de música a classificação será a média entre a nota do ENEM e da prova de habilidades específicas.

Faça aqui a sua inscrição

Para os novos ingressantes

A divulgação do resultado preliminar de classificação está programada para o dia 09 de abril (data provável). Após a divulgação do resultado final, os candidatos selecionados devem realizar, de 17 a 21 de abril, o pré-cadastro on-line, fase considerada obrigatória para todos os que participarem dessa seleção. De acordo com o calendário acadêmico, as aulas estão programadas para iniciar no dia 08 de maio. Ao se inscrever para participar do processo seletivo, o candidato deve estar ciente de que, se aprovado, poderá ingressar após o início do período letivo, por se tratar de vagas que foram preenchidas após os demais processos seletivos.

(contato para a imprensa)