Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA exigirá vacinação contra Covid para ampliação das atividades presenciais

UNILA exigirá vacinação contra Covid para ampliação das atividades presenciais

Esse será um dos requisitos necessários para desenvolvimento de atividades acadêmicas e administrativas presenciais
publicado: 12/01/2022 00h01, última modificação: 12/01/2022 13h35

A Reitoria da UNILA publicou, nesta terça-feira (11), a Portaria 08/2022/GR que apresenta as normas para ampliação das atividades presenciais na instituição. Entre elas está a exigência da comprovação de vacinação contra a Covid-19. O atendimento presencial nos setores administrativos da Universidade está sendo retomado, de forma gradual, desde outubro. O retorno presencial das atividades acadêmicas está programado para março (pós-graduação) e abril (graduação), quando se iniciam os semestres letivos.

Para os membros da comunidade acadêmica vacinados no Brasil, o comprovante de vacinação pode ser emitido pelo aplicativo/site ConecteSUS. Para vacinados no exterior, será considerado válido documento equivalente, emitido no país de vacinação.

A exigência de vacinação na Universidade ocorre após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que garantiu a viabilidade jurídica dessa iniciativa. “A exigência da vacinação dos membros de comunidade acadêmica da UNILA será, também uma forma de estimular a procura pela vacina por parte daqueles que ainda não estão com sua imunização em dia e já estava em perspectiva antes da decisão do STF. Sempre foi nossa preocupação garantir um ambiente seguro à comunidade”, afirma o vice-reitor da UNILA, Luis Evelio Garcia Acevedo.

A decisão em prol da vacinação soma-se às diversas ações de segurança já implementadas pela UNILA, dentre elas a disponibilização de álcool em gel nos postos de trabalho e nos corredores da Universidade, o uso obrigatório de máscaras, a instalação de telas de acrílico nas unidades de atendimento ao público e a distribuição de equipamentos de proteção individual aos servidores.

A UNILA está em constante acompanhamento dos indicadores da pandemia e manterá a comunidade informada sobre a necessidade de mudanças nas estratégias de ampliação das atividades presenciais.

Aumento de casos

Em paralelo ao trabalho de construção de um ambiente seguro para ampliação das atividades presenciais, a Universidade vem acompanhando com atenção o avanço repentino da pandemia de Covid-19 e de surtos da Influenza H3N2. Neste sentido, foi realizada uma reunião com a equipe da Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu, com o objetivo de verificar o cenário epidemiológico local, o impacto no sistema municipal de saúde e as possíveis medidas a serem tomadas pelo município e suas implicações para a Universidade.

Quanto ao cenário atual, o gerente da Vigilância Epidemiológica, Roberto Doldan, destacou que, apesar da alta no número de casos de Covid-19, outros indicadores não sofreram alterações. “Por hora, o único indicador que mudou é a média móvel do número de casos. A média móvel dos óbitos não mudou, os internamentos ainda não mudaram de patamar, nós continuamos basicamente com o mesmo quadro de ocupação de leitos de UTI e de enfermarias registrado na semana passada.” Para Doldan, o aumento no número de casos está diretamente relacionado com as festividades de fim de ano. “Entendemos que é questão de tempo, visto que são 14 dias de incubação do vírus, então estamos com um rescaldo do Natal e entrando no rescaldo do Ano Novo”. Ele alerta que, nos próximos dias, esses números podem ter alterações.

A secretária de Saúde, Rosa Maria Jerônymo, informou que a estratégia do município para a contenção do contágio deverá ser concentrada na vacinação e na testagem da população, ampliando ainda mais esses serviços. “Nós temos que avançar na vacinação de forma muito intensa. Vejo que esse é o caminho mais importante neste momento, pois os dados têm demonstrado isso”, disse, enfatizando que a doença tem sido menos agressiva entre os que receberam todas as doses da vacina. “Temos, ainda, um grande número de pessoas que não completaram o ciclo de imunização, pessoas que sequer tomaram a primeira dose da vacina e isso tem um impacto muito grande no coletivo”, alertou.

A ampliação da vacinação e testagem, estratégia da Secretaria de Saúde, fortalece a decisão pela total retomada das atividades presenciais na UNILA, diz o vice-reitor. “Com a vacina e com a disponibilidade de testes, ficamos mais tranquilos com a ampliação da volta ao presencial, porque isso nos dá subsídio para as decisões atuais e futuras."

Reportagem

Diferentemente do que noticiou reportagem do Boa Noite Paraná, na segunda-feira (10), a UNILA irá cobrar a comprovação da vacinação contra Covid-19 para o completo retorno às atividades presenciais. A reportagem entrou em contato com a instituição no dia 3 e a resposta oficial, naquele momento, foi que a UNILA estava avaliando, em diversas esferas, a possibilidade da cobrança formal da vacinação. Ao longo da última semana e até a veiculação da reportagem, o tema avançou internamente e foi definido com a publicação da Portaria nº 08/2022/GR, nesta terça-feira (11).