Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA em Destaque: Relatório anual revela impactos da Universidade na região trinacional e na América Latina

Disponível para download, documento mostra como a UNILA vem cumprindo sua missão de formar recursos humanos aptos para contribuir com a integração latino-americana
publicado: 25/01/2024 13h17, última modificação: 26/01/2024 12h45

UNILA em DestaqueA UNILA lançou, nesta quinta-feira (25), a primeira edição do “UNILA em Destaque”, um relatório que será publicado anualmente e que reúne dados e indicadores sobre o impacto da Universidade no território local, fronteiriço e internacional. O documento, produzido pela Secretaria de Comunicação (SECOM) em colaboração com outras macrounidades, mostra os resultados de ações acadêmicas e administrativas estratégicas, além de políticas institucionais estabelecidas para fomentar uma universidade pública voltada para a América Latina e o Caribe.

“Nós criamos uma metodologia para levantar os principais indicadores da atuação da Universidade e para possibilitar que a atualização deste documento – que estará acessível para consulta de servidores, estudantes, da imprensa e da comunidade – seja anual. Essa metodologia implica a colaboração de todas as macrounidades para traduzir em dados quantitativos e qualitativos o que nossa Universidade produz, transforma e representa. O que no caso da UNILA é um imenso desafio, porque precisamos tornar visível também tudo aquilo que a diferencia como instituição de ensino superior”, explicou a secretária de Comunicação Social da UNILA, Michele Dacas.

Compromisso com a diversidade e a qualidade

Origem dos discentes da UNILAUm dos objetivos do relatório é mostrar como a UNILA vem cumprindo com a sua missão institucional de formar recursos humanos aptos para contribuir com a integração latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no Mercosul.

De acordo com dados do Censo da Educação Superior divulgados no "UNILA em Destaque", a instituição é considerada uma das universidades mais internacionais do Brasil. Em 2023, eram mais de 1,6 mil estudantes estrangeiros matriculados. A maior parte deles vem de países da América Latina e do Caribe que ingressaram na Universidade via Processo Seletivo Internacional (PSI). Mas a UNILA também conta com alguns estudantes de países africanos e asiáticos que chegam à instituição através da seleção para refugiados e portadores de visto humanitário. No total, entre discentes brasileiros e internacionais, a UNILA tinha, em 2023, 4.254 matriculados.

Além do compromisso com a diversidade e a internacionalização, o relatório "UNILA em Destaque" também mostra o comprometimento da Universidade com a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. A UNILA alcança o conceito 4 no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), apresentando a segunda melhor nota entre as universidades federais do Paraná. Além disso, dois cursos da Universidade estão entre os melhores do Brasil. O curso de Matemática apresentou o maior conceito entre 420 cursos avaliados no país.

Acesso aberto

O relatório “UNILA em Destaque” está disponível para download na página da SECOM. Os indicadores estão distribuídos em nove eixos temáticos: Ensino e Formação; Pesquisa; Extensão; Publicações; Internacionalização; Diversidade e Interculturalidade; Eventos Institucionais; Universidade, Sociedade e Desenvolvimento; e Infraestrutura. Os dados divulgados no relatório são referentes a 2023.