Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Consulta Pública do PDI da UNILA tem prazo ampliado até 18 de agosto

Consulta Pública do PDI da UNILA tem prazo ampliado até 18 de agosto

Comunidade interna e externa pode responder o formulário on-line e contribuir na construção dos objetivos estratégicos da Universidade para o ciclo 2025-2029
publicado: 12/08/2024 12h35, última modificação: 12/08/2024 12h39

O prazo para contribuir na consulta pública sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UNILA para o ciclo 2025-2029 foi prorrogado até o dia 18 de agosto. Essa consulta, que está aberta tanto à comunidade acadêmica quanto à externa, é fundamental para definir os objetivos estratégicos da Universidade para os próximos cinco anos, período em que o PDI é renovado.

A consulta é feita por meio de um formulário disponível on-line com três perguntas básicas direcionadas a estudantes, docentes, servidores técnico-administrativos e comunidade externa: quais são os pontos fortes da Universidade; quais suas potencialidades; e quais seus principais desafios.

O PDI será construído a partir de cinco eixos: Ensino, Pesquisa, Extensão, Gestão e Internacionalização. Concluída a consulta pública, os dados serão compilados para serem debatidos em audiências públicas que têm por objetivo promover a participação e integração da comunidade ao processo. As audiências estão agendadas para os dias 10 de setembro (Ensino); 17 de setembro (Pesquisa); 23 de setembro (Extensão); 26 de setembro (Internacionalização) e 1º de outubro (Gestão).

A intenção é que o PDI esteja aprovado pelo Conselho Universitário (CONSUN) até o final deste ano.

Esta é a terceira edição do Plano. O primeiro PDI da UNILA foi produzido para o período 2013-2017 e o segundo para 2019-2023. Com a experiência acumulada com os dois PDIs implantados na UNILA foi possível identificar, entre outros pontos, a necessidade de alterar o número de objetivos estratégicos. O Plano vigente tem 33 objetivos estratégicos e a meta é reduzir esse número para até três por eixo totalizando, no máximo, 15 objetivos.

“O PDI é o documento mais importante da Instituição. Por isso, é importante que toda a comunidade, todos os setores da UNILA, participem ativamente dessa construção para termos o maior número de informações possíveis e podermos pensar que UNILA nós queremos pelos próximos anos e o que a UNILA precisa fazer para alcançar seus objetivos, missão, visão e valores”, enfatiza o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Giuliano Derrosso, também presidente da comissão que está trabalhando na metodologia de construção do Plano.

A comissão é formada por três servidores da Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN) – setor responsável pelo PDI e sua implantação – por representantes discentes, docentes e técnico-administrativos dos quatro Institutos. Formada em outubro do ano passado, a comissão vem levantando informações e dados com pró-reitorias, responsáveis pelas macrounidades, secretarias e institutos.

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail

Acesse a página do PDI 2025-2029

Formulário da consulta pública à comunidade

Consulta pública para planejamento institucional da UNILA começa dia 22