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UNILA conquista quarta posição no Paraná no Índice Geral de Cursos

Na avaliação dos cursos de graduação, a Universidade se destacou com o curso de Administração Pública, que está entre os melhores do país segundo o Inep
publicado: 13/08/2024 14h15, última modificação: 14/08/2024 14h50

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) conquistou a quarta posição entre 145 instituições de ensino superior do Paraná pelo Índice Geral de Cursos (IGC) 2022, uma das principais ferramentas utilizadas pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar a qualidade do ensino superior no Brasil. Com uma nota de 3.8566, a UNILA ficou atrás apenas da Universidade Federal do Paraná (4.1395), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (4.0487) e da Universidade Estadual de Londrina (3.8775).

Na região Sul, a UNILA posiciona-se em décimo lugar entre as 324 instituições avaliadas. Especificamente entre as universidades federais da região, a UNILA ficou em sexto lugar e, entre as instituições públicas, alcançou a oitava posição.

A média geral da UNILA no IGC é superior à média das universidades federais do Brasil (3.6891) e das instituições públicas (3.0885). Na região Sul, embora a média das universidades federais seja ligeiramente superior, com 3.8970, a UNILA superou a média das instituições públicas, que foi de 3.4661.

O pró-reitor de Graduação, Antonio Felisberto Junior, atribui os resultados do IGC 2022 ao avanço da graduação e pós-graduação e também aos diferenciais da UNILA. “O avanço da UNILA no IGC é resultado do avanço na pós-graduação com a inclusão dos doutorados e do crescimento contínuo na graduação, com cursos bem avaliados, refletindo a qualidade do ensino. Fatores como o Ciclo Comum de Estudos, apreciado pelos avaliadores do MEC pela proposta temática e de diversidade, além da organização interna da Universidade, também foram fundamentais para esse bom desempenho”, disse.

Antonio Felisberto Junior também destacou o compromisso da UNILA em aprimorar seus cursos, com o objetivo de consolidar-se como uma referência de qualidade no ensino superior. “Para continuarmos melhorando, precisamos apoiar os cursos em seus processos, modernizar os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), adequar-nos às normativas vigentes e incentivar a participação dos estudantes em avaliações como o Enade. Isso tudo contribui para o aprimoramento da nossa qualidade”, relatou.

O IGC é calculado anualmente e considera três componentes principais: o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que avalia os cursos de graduação considerando o desempenho dos discentes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), além de fatores como infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e qualificação do corpo docente; as avaliações feitas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) sobre os programas de mestrado e doutorado; e a proporção de matrículas em cursos de graduação e pós-graduação na instituição. Os dados do IGC 2022 foram divulgados no mês de abril pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


Graduação em Administração Pública entre os melhores cursos do Brasil

O Inep também divulgou o resultado do Conceito Preliminar de Curso (CPC) que, em 2022, avaliou quatro cursos que fazem parte do Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política (ILAESP). O principal destaque foi o curso de Administração Pública e Políticas Públicas. Dos 65 cursos avaliados no país, o curso da UNILA obteve o terceiro lugar no conceito contínuo (4,38). “O compromisso do corpo docente com ensino, pesquisa e extensão, mesmo com um núcleo reduzido, tem sido crucial desde a primeira turma, em 2015. O Núcleo Docente Estruturante (NDE) tem atualizado o PPC para atender às demandas dos estudantes e às diretrizes nacionais. O engajamento dos alunos e a valorização do Enade como avaliação essencial reforçam a qualidade e a relevância da formação oferecida”, observou a docente do curso Maria Alejandra Nicolás.

A professora também citou como aspectos fundamentais para avançar nas próximas avaliações do CPC, o aumento do número de docentes especializados na área e o fortalecimento das instâncias de deliberação do curso, como o NDE e o Colegiado. “Essas instâncias são essenciais para avançarmos em novas ações necessárias para alinhar o curso às demandas da formação discente”, completou.

Outro curso avaliado foi Serviço Social. O curso da UNILA, único oferecido em Foz do Iguaçu, obteve conceito 4 no CPC, com um conceito contínuo de 3,77. Com esse resultado, alcançou a quinta posição entre os avaliados no Paraná. Já Ciências Econômicas - Economia, Integração e Desenvolvimento, também o único em Foz do Iguaçu, obteve conceito 4 no CPC, com um conceito contínuo de 3,09. Entre os 23 cursos avaliados no Paraná, o curso de Ciências Econômicas da UNILA conquistou a quinta posição. O curso de Relações Internacionais e Integração também foi bem avaliado, obtendo conceito 4. Com um conceito contínuo de 3,35, o curso ficou em segundo lugar entre os sete cursos avaliados no Paraná.

O diretor do ILAESP, Fábio Borges, também destacou fatores que contribuíram para a boa avaliação dos cursos do Instituto. “São principalmente quatro aspectos: o nível de amadurecimento e comprometimento dos discentes; a ótima formação e empenho dos docentes; os excelentes coordenadores de curso; e a forte institucionalidade, com nossos conselhos e direção colegiadas funcionando com regularidade, o que traz transparência e eficiência nos processos", relatou. Para ele, o ILAESP tem agora o desafio de ampliar os debates pedagógicos e traçar estratégias para aumentar o ingresso de discentes e diminuir a evasão. "Para isso se faz necessário ampliar nossa infraestrutura física e um pouco do nosso quadro técnico e docente para lograrmos executar essas tarefas sem sobrecarga e manter o ambiente de trabalho saudável, que felizmente tem sido o padrão no ILAESP", disse o professor Fábio Borges.  

Em 2022, o Inep avaliou cursos de bacharelado das áreas de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.