Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Três chapas disputam Reitoria

Três chapas disputam Reitoria

As campanhas têm início no dia 6 de abril; comunidade acadêmica irá escolher reitor e vice para o período 2023/2027
publicado: 30/03/2023 19h25, última modificação: 31/03/2023 15h35

Três chapas vão disputar os votos da comunidade acadêmica na consulta pública para reitor e vice-reitor para o período 2023-2027. O edital de homologação das candidaturas foi publicado nesta quinta-feira (30) pela Comissão Eleitoral. A votação está prevista para os dias 16 e 17 de maio.

São candidatos:

Chapa 1 - Abaporu, Unila! Ciência, Cultura e Integração
Reitor: Amilton José Moretto
Vice-Reitora: Marlei Roling Scariot

Chapa 2 -  UNILA Reconstruindo juntos
Reitora: Diana Araujo Pereira
Vice-Reitor: Rodne de Oliveira Lima

Chapa 3 - ¡Sigue avanzando UNILA!
Reitor: Gleisson Alisson Pereira de Brito
Vice-Reitor: Luis Evelio Garcia Acevedo

Esta é a segunda eleição para reitor na UNILA. A homologação final das chapas está programada para dia 5 de abril, depois de avaliados possíveis recursos. Os candidatos terão entre os dias 6 de abril e 14 de maio para a realização das campanhas.

A partir de agora está vedada a publicação, nos meios oficiais de comunicação da UNILA, de qualquer novo conteúdo que promova os candidatos ou relativo ao cargo ou função ocupada. O uso dos meios, e-mails e sites institucionais da Universidade, assim como perfis da UNILA nas redes sociais, durante o período eleitoral está disciplinado na Instrução Normativa SECOM 01/2023.

Para que as chapas possam fazer a apresentação de propostas aos eleitores, estão previstos três debates entre os candidatos: 20 de abril – apresentação dos projetos –, 2 de maio e 12 de maio. A eleição será realizada por meio eletrônico nos dias 16 e 17 de maio.

O processo eleitoral está dividido em duas etapas: a consulta, não vinculante, à comunidade acadêmica; e a definição da lista tríplice a ser enviada ao Ministério da Educação pelo Colégio Eleitoral – composto pelos membros do Conselho Universitário (CONSUN) – após o recebimento dos resultados da consulta pública.

Todas as normas, lista de elegíveis, editais e outros documentos referentes à consulta estarão disponíveis na página da Comissão Eleitoral.

Regras para eleição de reitor e vice são modificadas

Publicado edital que regulamenta consulta para escolha de reitor e vice-reitor