Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Gleisson recebe o cargo de reitor e apresenta equipe de gestão
conteúdo

Institucional

Gleisson recebe o cargo de reitor e apresenta equipe de gestão

Novo reitor reafirmou os compromissos assumidos durante o processo eleitoral e destacou a importância de conduzir a UNILA para a consolidação de seus objetivos
publicado: 27/06/2019 23h00, última modificação: 28/06/2019 14h24

Na foto, mesa com diversas autoridades.

A UNILA é uma instituição brasileira que se orgulha de atrair para suas salas e laboratórios estudantes do Brasil e de toda a América Latina, contribuindo para a consolidação do País em uma posição de destaque regional na educação superior. A fala fez parte do discurso do novo reitor da UNILA, Gleisson Alisson Pereira de Brito, que, junto com o vice-reitor, Luis Evélio Garcia Acevedo, recebeu o cargo de seu antecessor, Gustavo Oliveira Vieira, em solenidade realizada nesta quinta-feira (27). Gleisson é o primeiro reitor eleito da UNILA e estará à frente da instituição no quadriênio 2019-2022. A posse foi realizada em Brasília, no dia 19 de junho (leia mais).

Na solenidade, realizada no auditório da unidade Jardim Universitário, também foram apresentados os novos pró-reitores, secretários e gestores (veja quadro abaixo). A cerimônia foi antecedida por uma apresentação do Coral Todo Canto e reuniu autoridades do município e do Estado.

Antes da assinatura do documento de transmissão do cargo, Gustavo Vieira, em seu discurso, falou sobre o momento histórico para a UNILA, com a posse do primeiro reitor eleito. "Gostaria de chamar a atenção para a importância deste momento. Esta é a primeira Reitoria eleita pela comunidade acadêmica da UNILA, uma afirmação muito significativa da autonomia universitária, princípio que estrutura essas instituições e que está registrada na nossa Constituição", disse Gustavo Vieira.

Ele também fez um relato das ações e resultados de sua gestão, que teve início em junho de 2017. Entre outros pontos, o ex-reitor destacou o crescimento no número de estudantes, com a inclusão de indígenas e refugiados, e o de nacionalidades presentes na Universidade – de 20 para 33 países; o processo que levou às eleições para a Reitoria; as articulações com a comunidade em defesa da Universidade e a realização de audiências públicas, com a participação da comunidade acadêmica, para a discussão de temas que necessitavam de soluções, como a questão da permanência estudantil, orçamento e infraestrutura. "É fundamental, e trabalhamos muito para isso, para melhorar a visão de conjunto de toda a comunidade acadêmica sobre os nossos problemas estruturais. Sem essa compreensão, o enfrentamento desses problemas não se torna possível", analisou. 

Vieira chamou a atenção para dois pontos nos quais é necessário avançar: a consolidação da política de ensino a distância e a finalização do processo de implementação do Núcleo de Inovação e Tecnologia.

Ele destacou, também, a importância da identidade da UNILA e sua missão para o desenvolvimento da América Latina. "A UNILA se firma institucionalmente como uma perspectiva de integração com a América Latina. Este é um desenho institucional acertado para a inovação na produção do conhecimento que o século 21 precisa."

Nova gestão

Em seu discurso, Gleisson Brito fez um panorama dos modelos de universidades para também defender a identidade da UNILA e seu objetivo de integração latino-americana. "A UNILA estabelecerá raízes cada vez mais profundas em Foz do Iguaçu, na Tríplice Fronteira, e se consolidará como patrimônio educativo latino-americano. Esse é o nosso desejo, nossa meta e o caminho que caminharemos juntos", disse. 

Ao apontar os desafios de sua gestão, Gleisson lembrou dos compromissos assumidos no processo eleitoral do ano passado, salientou que a visão de gestão da nova equipe está estruturada numa concepção de excelência acadêmica e administrativa e defendeu a autonomia da Universidade. "Compreendemos a UNILA como uma instituição estratégica para o Brasil, com potencial para contribuir para os desenvolvimentos educacional, científico, econômico e social, tanto no âmbito local, regional, quanto continental. Nós concebemos a nossa universidade como um projeto de Estado, que goza de autonomias administrativa, financeira e patrimonial por determinação constitucional. Uma instituição que precisa estabelecer parcerias sólidas e produtivas com os atores locais e regionais, mas não pode jamais olvidar sua independência como autarquia federal."

Ele listou algumas das ações que devem ser desenvolvidas com foco nas atividades finalísticas da universidade: ensino, pesquisa e extensão. Entre outros compromissos, ele citou a defesa da independência institucional, a busca da autonomia em infraestrutura, com o primeiro prédio próprio, a consolidação do processo de institucionalização acadêmico-administrativa, a busca de recursos para a universidade. "[Nosso compromisso] é defender interesses institucionais através do enfrentamento estratégico de quaisquer políticas equivocadas que coloquem em risco o ensino superior público de qualidade. Enfim, é fazer uma gestão criativa, proativa e responsável."

Também compuseram a mesa de autoridades, Karl Stoeckl, representando o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro; Aldo Nelson Bona, superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, representando o governador do Paraná, Carlos Roberto Massa Júnior; os diretores dos Institutos acadêmicos da UNILA: Gerson Ledezma (ILAACH), Luciano Lapas (ILACVN), Jiam Frigo (ILATIT) e Johnny Obando Moran (ILAESP); a decana da UNILA, Laura Amato, representando os docentes; a estudante Luana Vargas Paes Leme, representando os discentes; e o servidor Michael Jackson da Silva Lira, representando os servidores técnico-administrativos. 

EQUIPE DE GESTÃO
Carla Vermeulen Carvalho Grade Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)
Danúbia Frasson Furtado Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG)
Kelly Daiane Sossmeier  Pró-Reitoria de Extensão (PROEX)
Jorgelina Ivana Tallei  Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE)
Rodrigo Luiz Medeiros da Silva Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (PROINT)
Thiago Cesar Bezerra Moreno Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE)
Vagner Miyamura Pró-Reitoria de Administração, Gestão e Infraestrutura (PROAGI)
Jamur Johnas Marchi Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN)
Solange Aikes  Secretaria de Apoio Científico e Tecnológico (SACT)
Aref Kalilo Lima Kzam Secretaria de Implantação do Campus (SECIC)
Ramon Fernandes Secretaria de Comunicação (SECOM)
Alexandre Vogliotti Chefe de Gabinete da Reitoria
James Humberto Zomighani Junior       Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA)

 *Conheça o perfil dos novos gestores