Institucional
Sidarta Ribeiro participa do 1º Simpósio Latino-Americano de Biociências
O retorno de doenças infecciosas, o avanço de grupos antivacina e a relação entre sono, memória e aprendizagem são temas a serem discutidos no 1º Simpósio Latino-Americano de Biociências, que será realizado nos dias 18 e 19 de outubro. As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de outubro no site do evento.
De acordo com o professor Francisney Nascimento, um dos organizadores do simpósio, os temas foram pensados para atender não só pesquisadores, mas também profissionais da saúde e comunidade em geral. “São temas que atravessam, que saem da área acadêmica ou profissional.”
Participam das discussões professores da UNILA e de outras universidades brasileiras e integrantes de serviços públicos de saúde do município de Foz do Iguaçu. Veja programação abaixo.
O simpósio tem ainda um convidado especial, o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e vice-diretor do Instituto do Cérebro, Sidarta Tollendal Gomes Ribeiro, um dos maiores nomes da neurociência brasileira. Sidarta Ribeiro tem uma vasta produção acadêmica e presença em veículos da imprensa nacional, discutindo, principalmente, temas como sono, sonho e memória, sobre os quais irá falar no evento. Ele também esteve à frente de diferentes órgãos e instituições científicas brasileiras. “Ele é um dos mais proeminentes cientistas brasileiros da atualidade, não só em termos de pesquisa, mas de influência na mídia e influência sobre pesquisadores. É excepcional”, comenta Nascimento.
Além da participação no simpósio, o neurocientista fará uma palestra no sábado (20), aberta a toda a comunidade, com o tema “Tudo o que você queria saber sobre ciência - mas nunca teve coragem de perguntar”, título que faz uma paródia a um filme de Woody Allen. “Será uma provocação a todos do meio acadêmico-científico. A palestra é aberta a todos os cursos e à sociedade, procurando estimular uma compreensão maior sobre os propósitos e fronteiras da ciência, e se nossas práticas e atitudes têm estado alinhadas a isso ou se continuamos dogmáticos”, diz Nascimento. A palestra tem início às 10h, no auditório da UNILA-Jardim Universitário (Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000). A promoção desta atividade é da Liga Universitária de Medicina do Estilo de Vida e Salutogênese (Lumes) e do Programa de Pós-Graduação em Biociências.
Serviço
1º Simpósio Latino-Americano de Biociências
Data: 18 e 19 de outubro
Local: Anfiteatro da Unioeste (Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1300)
Inscrições e mais informações: https://www.simposiobiociencias.com/
Palestra - “Tudo o que você queria saber sobre ciência, mas nunca teve coragem de perguntar”, com Sidarta Ribeiro
Data: 20 de outubro
Horário: 10h
Programação
18 de outubro
9h – Abertura
10h – O retorno do sarampo e o avanço dos grupos antivacina: quais os impactos na saúde pública? - Mônica Levi (SBIm), Flávia Trench (UNILA) e Roberto Valiente (Vigilância Epidemiológica)
14h – Novos alvos terapêuticos para o tratamento da doença de Chagas
Francisca H. Guedes da Silva (UFRJ)
16h – Apresentação de trabalhos (banner)
16h30 – Encoleiramento e vacinação de cães pode reduzir casos humanos e caninos da leishmaniose visceral em áreas endêmicas? - Anaiá Seva (USP), Luciana Chiyo (CCZ) e Kelvinson Viana (UNILA)
19 de outubro
9h – Agrotóxico e alimentos: como está a situação atual? - Renato Zanella (UFSM), Aline Toci (UNILA) e Marcela Boroski (UNILA)
11h – Apresentação oral de trabalhos
14h – Apresentação oral de trabalhos
16h – Sono, memória e aprendizagem - Sidarta Ribeiro (UFRN), Seidei Guerra (UFFS) e Felipe Benjamini (UFFS)
Foto de : Sidarta Ribeiro, foto de Walter Craveiro