Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Servidores da UNILA, Receita Federal, Prefeitura, Unioeste e IFPR se unem para comemorar Semana do Servidor

Com o tema “Valorização e integração: contribuições e desafios do servidor público na atualidade", semana inclui palestras, debates e oficinas
publicado: 19/10/2018 00h00, última modificação: 11/01/2019 23h19

Os servidores públicos ligados à UNILA, Prefeitura de Foz do Iguaçu, Receita Federal, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e ao Instituto Federal do Paraná (IFPR) se uniram nas atividades da Semana Integrada do Servidor Público, de 22 a 27 de outubro. O tema da semana é “Valorização e integração: contribuições e desafios do servidor público na atualidade”. O Dia do Servidor é comemorado em 28 de outubro.

“A gente vê que as dificuldades são as mesmas. Trabalhando em conjunto a gente consegue viabilizar as demandas, e é motivador também poder contar com outras pessoas”, comenta a servidora da UNILA Ligiane Kihara, que atua na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) e é uma das organizadoras da semana. “Sem contar que os desafios são praticamente os mesmos, independentemente se é em âmbito estadual, municipal ou federal”, completa Elaine Freitas, que também atua na PROGEPE e é da comissão organizadora. “Ao integrar as atividades, a intenção maior é mesmo discutir o que a gente enfrenta como desafio e quais as possibilidades e os benefícios de servir a comunidade”, diz.

“Proporcionar uma semana diferente, com reconhecimento e homenagem aos servidores, é uma preocupação de todas as instituições que estão organizando a semana”, destaca Ligiane.

A programação tem 65 atividades divididas em 7 linhas temáticas: políticas públicas e desenvolvimento; direitos humanos; saúde; gestão; inovações tecnológicas; bem-estar e qualidade de vida; sociedade, cultura e integração. As atividades serão realizadas em diferentes espaços espalhados pela cidade. Confira a programação.

A palestra de abertura estará a cargo da professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (Isul) Cleoni Maria Barboza Fernandes, que vai falar sobre “Integração e valorização: contribuições do servidor público na atualidade”. A palestra está programada para a segunda-feira (22), às 10h, no auditório da Unioeste (Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1300).

Na terça-feira (23), representantes das instituições parceiras vão debater o tema “Cidades gêmeas e os desafios de fronteira: reflexões a partir de Foz do Iguaçu”. Os debates têm início às 14h, no auditório da Unioeste. Outra mesa-redonda será realizada na sexta-feira, com o debate do tema “Contribuições e desafios do servidor público na atualidade”, no mesmo local, também a partir das 14h.

As palestras e mesas-redondas estão abertas à comunidade, que também pode participar da Corrida e Caminhada do Servidor, que encerra a semana e está programada para o dia 27, a partir das 7h30, com saída do Marco das Três Fronteiras. As inscrições podem ser feitas no site do evento.

Ao pensar a programação da semana, os organizadores optaram não só por temas para debates e discussões sobre o trabalho, mas também por atividades que possam contribuir para a saúde, autoestima e descontração do servidor. “É para sair um pouco do trabalho, é um momento de relaxamento, curtir outras coisas. Isso traz estímulo, motivação para o trabalho”, comenta Elaine.

Ligiane lembra que a maior parte dos servidores públicos tem trabalhos muito rotineiros, passando oito horas diárias na frente do computador, o que implica em um índice muito alto de afastamentos por problemas de saúde. Por isso, a programação da semana traz atividades relacionadas ao tema especificamente e outras que tratam de relacionamentos interpessoais (com os colegas e com o público atendido). “Nós focamos bastante nisso, que já era temática do ano passado, mas que não dá pra abandonar”, explica Elaine.