Ensino
Programa selecionará professores da rede pública para atuarem com estudantes da UNILA
A UNILA acaba de lançar o Programa Institucional de Residência Pedagógica, que vai selecionar estudantes de Licenciatura para atuarem em escolas públicas de Foz do Iguaçu, a fim de aperfeiçoarem a formação dos discentes. O Programa também selecionará docentes da rede básica de educação para atuarem como orientadores desses estudantes. Os editais publicados pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) preveem o pagamento de bolsas tanto para os estudantes residentes quanto para os docentes selecionados como preceptores.
Para professores, estão sendo ofertadas 12 vagas, sendo três em cada uma das seguintes áreas: Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química; História; Geografia; e Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras. Para participar do processo seletivo, os professores interessados devem elaborar um plano de atividades, conforme detalhado no Edital, e estar com os currículos atualizados na Plataforma Freire. São pré-requisitos que os professores sejam licenciados na área e/ou disciplina dos residentes que irão acompanhar, possuam experiência mínima de dois anos de magistério na educação básica e estejam ministrando a disciplina na área do subprojeto.
As inscrições devem ser feitas por meio de formulário eletrônico, até o dia 10 de julho. Cada professor deverá orientar de oito a dez estudantes, e receberá uma bolsa no valor de R$ 750 por até 18 meses. Entre as atribuições dos professores preceptores estão a de acompanhar o licenciando-residente nas atividades de planejamento, regência e avaliação na escola-campo; participar do curso de formação de preceptores; avaliar periodicamente o residente e emitir relatório de desempenho; e outras.
Dúvidas poderão ser esclarecidas diretamente com o coordenador institucional do programa na UNILA, professor André Luís André, pelo e-mail programa.residenciapedagogica@unila.edu.br, ou telefone (45) 3576-7158.
Estudantes
O Programa prevê que 120 estudantes dos cursos de Licenciatura da UNILA atuem nas escolas, supervisionados pelos professores preceptores, além de professores da própria Universidade (confira aqui o Edital). Os docentes Welington Francisco, Marcelo Augusto Rocha, Tiago Costa Sanches e Lívia Fernanda Morales terão a atribuição de acompanhar os estudantes e desenvolver atividades de formação continuada com os professores da rede pública, relacionadas aos subprojetos.
Para participar, os discentes precisam estar matriculados nos cursos de Ciências da Natureza – Biologia, Física e Química; Geografia; História; Química; ou Letras – Espanhol e Português como Línguas Estrangeiras, da UNILA. É preciso que os estudantes já tenham cursado no mínimo 50% do curso ou estejam cursando a partir do 5º período; estejam em dia com as obrigações eleitorais e militares (no caso dos brasileiros); e tenham disponibilidade para iniciar as atividades relativas ao subprojeto tão logo sejam convocados. Dos discentes selecionados, 96 receberão uma bolsa no valor de R$ 400 e deverão cumprir, no mínimo, 440 horas de residência no programa. Há ainda a previsão de 24 vagas sem bolsa.
O projeto prevê pelo menos 60 horas destinadas à ambientação na escola; 320 horas de imersão, sendo cem de regência, que incluirá o planejamento e execução de, pelo menos, uma intervenção pedagógica; e 60 horas destinadas à elaboração de relatório final, avaliação e socialização de atividades.
Os discentes residentes deverão participar das atividades previstas no plano de trabalho proposto pelo docente orientador e pelo professor preceptor do subprojeto de sua área de graduação, de forma acadêmica, profissional e ética; registrar e sistematizar as ações desenvolvidas durante sua participação no programa; apresentar relatórios das atividades; entre outras obrigações.
O Programa
O Programa de Residência Pedagógica da UNILA, intitulado "Educação em territórios de fronteira – Residência pedagógica e a formação de professores na fronteira trinacional Brasil, Argentina e Paraguai", é uma parceria entre a Capes e a UNILA.
O objetivo é fortalecer a Política Nacional de Formação de Professores, contribuindo com a imersão dos discentes das diferentes Licenciaturas oferecidas pela UNILA, nas escolas públicas brasileiras de educação básica. Um dos principais eixos de trabalho do Programa consiste em minimizar a distância entre a teoria ensinada na universidade e a prática escolar cotidiana desenvolvida nas escolas. A vivência real proporcionada aos residentes pedagógicos por meio da aproximação e cooperação entre a universidade e as escolas públicas de educação básica da região de Foz do Iguaçu na fronteira trinacional é o grande diferencial da proposta.
O Programa pode contribuir, ainda, para a melhoria e a consolidação dos cursos de Licenciatura da UNILA, auxiliando na permanência dos acadêmicos e propiciando um ambiente saudável e favorável de formação de professores.