Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prepare-se: vem aí a SIEPE 2021

Prepare-se: vem aí a SIEPE 2021

Nesta edição, o maior evento de divulgação científica da UNILA será realizado no formato virtual e não contará com a tradicional Mostra de Cursos
publicado: 24/08/2021 11h32, última modificação: 24/08/2021 17h56

A partir desta sexta-feira (27), estarão abertas as inscrições para submissão de trabalhos para a Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE 2021), que este ano terá como foco a realização de eventos já consolidados, como o Encontro Anual de Iniciação Científica e Encontro Anual de Iniciação em Desenvolvimento, Tecnológico e Inovação (EICTI), além do Seminário de Extensão (SEUNI).

A proposta do evento é centralizar a divulgação científica da Universidade, mostrando a importância das áreas de pesquisa e extensão e da produção acadêmica de professores e estudantes para o desenvolvimento regional de Foz do Iguaçu, o que inclui a realização do Seminário de Atividades Formativas (SAFOR), que no primeiro ano consistia em apresentação de trabalhos e, nesta edição, adotou o formato de atividades como mesa-redonda, palestra e roda de conversa.

Todas as informações estão disponíveis na Página da SIEPE, a partir da qual todas as ações podem ser feitas. Este ano, o evento integrado terá uma edição compacta. O evento será no mês de novembro, em formato virtual, e as inscrições para ouvintes estarão disponíveis em breve, assim como detalhes das demais atividades previstas na programação.

A Mostra de Cursos não será realizada nesta edição: primeiro, por conta das restrições advindas da pandemia; depois, em função de o calendário acadêmico não coincidir com o ano letivo de alunos do ensino médio e a preparação desses estudantes para a prova do Enem, momento decisivo para a escolha da carreira. A Mostra de Cursos, evento aguardado por estudantes da região, será retomada em edições futuras.

Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovação no Ensino, Pesquisa e Extensão

O tema desta edição da SIEPE mais uma vez se inspira no tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano é a “Transversalidade da Ciência, da Tecnologia e da Inovação para o Planeta”. Foi adaptado, na UNILA, voltando-se para questões relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão. Assim, a SIEPE simboliza a união dos eventos ligados a essas áreas.

Em relação à iniciação à pesquisa, o EICTI é o evento mais importante da instituição. Durante a programação, os discentes (bolsistas ou voluntários) têm a oportunidade de mostrar e discutir o resultado de suas pesquisas e, também, os desafios de amadurecimento como futuros pesquisadores. Devem se inscrever no EICTI 2021 todos os bolsistas (CNPq, Fundação Araucária e PRPPG/UNILA) e voluntários dos editais relacionados aos Programas PIBIC, PIBIC-AF, PIBIT, PIVICTI, PIBIS 2020 e IC-EM, com planos de trabalhos em execução desde o segundo semestre de 2020.

Em anos anteriores, o EICTI ocorreu durante Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, mas este ano em função de diferentes fatores, será realizado de 23 a 26 de novembro, durante a 3ª SIEPE.