Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Política de Culturas reforça compromisso da UNILA com a integração e a diversidade latino-americana

Resolução aprovada pelo CONSUN estabelece diretrizes e princípios que devem ser seguidos nos projetos culturais da Universidade
publicado: 04/12/2023 11h55, última modificação: 05/12/2023 11h18

A UNILA lançou, no final do mês de outubro, sua Política de Culturas. Detalhada na Resolução 22/2023 do Conselho Universitário (CONSUN), a Política solidifica o compromisso da UNILA em promover a integração de diferentes linguagens artísticas e práticas culturais como fundamentos da formação universitária. O documento também estabelece o papel da Universidade de fomentar o diálogo entre saberes acadêmicos e populares, a democratização do conhecimento e a interdisciplinaridade, além de engajar a UNILA no desenvolvimento regional.

Cultura UNILA"A Política de Culturas vem ao encontro da multiculturalidade presente na UNILA, estabelecendo princípios e objetivos que assegurem o respeito à diversidade e à perenidade cultural na formação, e que valorizem e amplifiquem a cultura como potencial integracionista. Com a Política, a cultura passa a ter um papel institucional e articulado em diferentes dimensões, seja no ensino, na pesquisa, na extensão, na gestão, no convívio diário, seja como instrumento de diálogo e construção, ou como manifestação ou expressão em si mesma", salientou Rogério Motta, pró-reitor de Extensão.

A Resolução estabelece diretrizes, princípios e objetivos que devem ser seguidos nas atividades e projetos culturais na UNILA. Destacam-se sete eixos temáticos que guiarão as ações: Linguagens, Construções e Expressões Artísticas; Culturas e Expressões Populares; Educação Ambiental, Sustentabilidade e Economia Criativa; Direitos Humanos e Cidadania; Acervo, Memória e Patrimônio; Jogos, Entretenimento e Convívio; e Difusão Cultural.

"Esses eixos temáticos primam pela integração das linguagens artísticas e práticas culturais em diálogo com os saberes populares, visando a uma formação acadêmica mais ampla e interligada com a diversidade cultural latino-americana e caribenha", destaca o pró-reitor.

A Política também reforça princípios como liberdade de expressão, incentivo à diversidade artística e cultural, respeito aos direitos humanos e valorização dos bens culturais como fator de desenvolvimento sustentável e responsabilidade socioambiental. Além disso, o documento propõe programas permanentes de culturas, conferências anuais, cursos, eventos e ações voltadas para a valorização e promoção da diversidade cultural, étnica e regional na UNILA e na sociedade.

A implementação efetiva da Política de Culturas da UNILA se dará nos próximos 6 a 12 meses. De acordo com o documento, a implantação e gestão da política é de responsabilidade da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), que poderá contar com a parceria dos institutos acadêmicos, das demais pró-reitorias e de outros órgãos pertencentes à estrutura da UNILA.