Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisadores identificam 39 espécies de anfíbios e répteis na área do Refúgio Bela Vista
conteúdo

Pesquisa

Pesquisadores identificam 39 espécies de anfíbios e répteis na área do Refúgio Bela Vista

Informações sobre cada espécie estão reunidas no Guia da Herpetofauna do RBV, publicação que é o resultado de uma parceria entre UNILA, Itaipu e PTI
publicado: 15/09/2023 10h09, última modificação: 18/09/2023 09h40
Exibir carrossel de imagens Publicação está disponível para download gratuito/ Foto: Felipe Veronez/EIS

Publicação está disponível para download gratuito/ Foto: Felipe Veronez/EIS

Guia da Hepterofauna do RBV
Publicação está disponível para download gratuito/ Foto: Felipe Veronez/EIS

Durante dois anos, pesquisadores da UNILA, Itaipu Binacional e Parque Tecnológico Itaipu (PTI) realizaram uma pesquisa de campo para identificar quantas espécies de répteis e anfíbios habitam na área do Refúgio Biológico Bela Vista (RBV). O inventário faunístico revelou que, na área de conservação de 1.780 hectares, há 39 espécies entre sapos, tartarugas, jacarés, cobras e lagartos. Agora, as informações sobre esses animais estão reunidas, de forma ilustrada e catalogada, no Guia da Herpetofauna do RBV. A publicação está disponível para acesso e download gratuito.


Para o professor do curso de Ciências Biológicas - Ecologia e Biodiversidade da UNILA Michel Varajão Garey, a nova publicação é fundamental para demonstrar para o público acadêmico e para a sociedade em geral as características, o comportamento e a relevância desses répteis e anfíbios para a região. “Se a gente não conhece, não tem como preservar. Por isso, é tão importante a troca de conhecimento entre a comunidade acadêmica com a população. E o Guia tem esse objetivo: sensibilizar e influenciar na mudança de comportamento em relação a essas espécies”, disse Garey.

A pesquisa

O inventário da herpetofauna do RBV foi realizado durante os anos de 2021 e 2022. Em cada ida a campo, os pesquisadores utilizaram armadilhas aquáticas e de interceptação-e-queda, em diferentes pontos do RBV. Além disso, foram realizadas buscas ativas em ecossistemas terrestres e aquáticos e amostragem de girinos.

Sapo Escavador
Durante a pesquisa foram registradas espécies inéditas na região Oeste do Paraná, como o sapo-escavador

Durante o período, a equipe identificou 19 espécies de anfíbios. Entre os destaques da pesquisa está o registro inédito de ocorrência de duas espécies de anuros na região Oeste do Paraná: a rã-escavadeira (Leptodactylus plaumanni) e o sapo-escavador (Odontophrynus reigi). Na área do Refúgio, também foram observadas 20 espécies de répteis, como jacarés, tartarugas, cágados, jabutis, serpentes, lagartos e anfisbenas (cobra-de-duas-cabeças).

De acordo com a engenheira florestal e gerente da Divisão de Áreas Protegidas da Itaipu, Veridiana Pereira, a identificação de todas essas espécies configura-se como um importante bioindicador que valida os resultados positivos da atuação da Binacional no contexto da restauração de ecossistemas. “Como na natureza todo processo é sistêmico, a presença dessas espécies é muito positiva, pois significa que elas encontraram condições propícias para recolonizar e habitar esses espaços”, explicou.


Com informações da Itaipu Binacional