Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA apresenta possibilidades de pós-graduação para quem é focado em tecnologia, saúde e biologia
conteúdo

Institucional

UNILA apresenta possibilidades de pós-graduação para quem é focado em tecnologia, saúde e biologia

Agora é a vez de conhecer mais sobre os programas Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (PPGIES), de Biociências (PPGBC) e de Biodiversidade Neotropical (PPGBN)
publicado: 18/09/2023 12h10, última modificação: 20/09/2023 10h57

Nessa última etapa da série dos Programas de Pós-Graduação da UNILA, vamos dar uma circulada em pesquisas que são desenvolvidas nas ciências ligadas a engenharia e da área de saúde e biológica. Há muito para conhecer e também para se pesquisar em áreas promissoras como essa, que têm trazido, inclusive, destaques em investigações que proporcionam a criação de patentes, de softwares, estudos sobre Leishmaniose canina e até descobertas de novos espécies de esperança no Paraná. Se jogue nessas possíveis descobertas você também. 

Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade

Tem Programa com inscrições abertas e o prazo está em cima. Trata-se do Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade, o primeiro da UNILA que já chegou ofertando vagas tanto para mestrado quanto para doutorado desde 2019. E o tema do Programa tem chamado a atenção de brasileiros e de estudantes estrangeiros, contabilizando 29 egressos no mestrado e cinco no doutorado.

Dos atuais 89 ingressantes no Programa, 12% são estrangeiros que vêm de países como Paraguai, Peru, Cuba, Equador, Uruguai e Colômbia. Os candidatos têm perfil interdisciplinar voltados à promoção de habilidades e competências relacionadas ao tema de energia e sustentabilidade, distribuídos em duas linhas de pesquisas: Materiais e Dispositivos para Fontes de Energia, e Tecnologias e Processos Sustentáveis. Os ingressantes geralmente são graduados ou que possuem mestrado em Engenharias, Ciência Exatas, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Sociais Aplicadas, Multidisciplinar ou áreas afins que abranjam as linhas de pesquisa do PPGIES.

E o retorno de quem escolhe o Programa é muito rico, tendo em vista alguns destaques como o egresso Adriel Rodrigues da Silva que recebeu um prêmio do Programa Inova Furnas 2020. Sua dissertação que trata do projeto da Bancada para Reprodução de Falhas em Sistemas Digitais POWERTS foi vencedora do Programa de Inovação de Furnas naquele ano. Em âmbito nacional, o destaque é da egressa do doutorado, Alessandra Bussador, atualmente diretora de Programas e Projetos do Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (ITAI). Ela também é coordenadora do Grupo de Trabalho em Cidades Inteligentes do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Foz do Iguaçu e realizou a pesquisa “Indicadores para destinos turísticos inteligentes brasileiros: modelo DTI-BR”.

E há outros casos de destaque em âmbito regional, como o do egresso Jhon Steven Navarro Hoyos, que atualmente é professor da Universidade Internacional do Cuanza, em Angola, que é autor da pesquisa “Desempenho térmico de materiais sustentáveis para telhados de acordo com as condições de irradiância solar na cidade de Foz do Iguaçu”. E vale reforçar que há caso que rendeu também pedido de patente no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e de registro de software, derivado de pesquisa realizada pelo docente da UNILA, Joylan Nunes Maciel, que em seu doutorado no PPGIES desenvolveu uma nova técnica de predição da energia solar fotovoltaica por meio de processamento de imagens e inteligência artificial.

Já deu para perceber que o PPGIES tem o objetivo de qualificar os profissionais da região da Tríplice Fronteira e do Oeste do Paraná, podendo ser o único programa voltado para a formação em energia e sustentabilidade no nível doutorado em um raio de mil quilômetros. Se bateu aquele interesse de chegar junto, fique atento ao prazo de inscrição e as informações do processo de seleção que estão no Edital 22/2023/PPGIES para Mestrado e Edital 23/2023/PPGIES para Doutorado.

Biociências

Já os graduados em áreas médicas e de saúde, como Biomedicina, Bioquímica, Biotecnologia, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Química, Saúde Coletiva e outros são atraídos pelo Programa de Pós-Graduação em Biociências, que inciou atividades em 2017 e já conta com 41 mestres formados. Dentre os estrangeiros, a maioria proveniente do Paraguai e da Colômbia.

A maior parte das pesquisas do Programa é focada na área da saúde humana, ambiental e animal. Algumas dessas pesquisas foram realizadas com algum foco regional, como de avaliação de anabolizantes esteroidais apreendidos pela Polícia Federal de Foz do Iguaçu por cromatografia em fase gasosa acoplada a espectrometria de massas; a avaliação do uso de opioides em serviço de urgência e emergência no município; a análise espacial e epidemiológica dos casos de Leishmaniose Visceral Canina e humana também em Foz do Iguaçu; avaliação genética e funcional da enzima lacase de fungos do Parque Nacional do Iguaçu, fatores maternos e ambientais associados às anomalias congênitas e muitas outras que podem ser consultados no Repositório Instituicional do PPGBC e no Espaço Ciência, o portal de divulgação científica da UNILA.

   

Biodiversidade Neotropical

Já os formados em Ciências Biológicas e áreas afins têm procurado o Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Neotropical (PPGBN), que já conta com 21 egressos, sendo um terço formado por estudantes estrangeiros. O Programa começou a atuar em 2017 e grande parte dos candidatos vem da região Oeste do Paraná e cidades da Tríplice Fronteira, além de países como Peru, Bolívia e Equador.

Um destaque bem interessante do Programa diz respeito ao egresso Marcos Fianco, que se dedica ao tema de Ecologia geral e dos ecossistemas. Ele batizou uma nova espécie de esperança em homenagem ao seu orientador, o professor Luiz Roberto Ribeiro Faria Junior, conhecido na Universidade como Nuno. A Xenicola nunoi é uma das cinco novas espécies identificadas por Fianco no Parque Estadual do Guartelá, localizado em Tibagi, no Paraná. A descrição dos insetos foi publicada em artigo no Journal of Natural History.

      

Fique atento aos próximos eventos dos PPGs: 

PPGHIS - Evento "Mestrado em História na UNILA: o que é e como ingressar?
Dia 19/09, às 18h, e será online. Acesse para mais informações.

PPGBN - Disciplina isolada "Genética da Conservação"
Até o dia 20/09: inscrições para processo seletivo de alunos especiais para a disciplina “Genética da conservação”, do Mestrado em Biodiversidade Neotropical. Mais informações no Edital 30/2023/PPGBN

PPGFISA - Seminário "Compreendendo dados socioeconômicos por meio de análise fatorial e modelos de equações estruturais: uma introdução"
Dia 20/09, às 14h, no PTI (B4E3S1), também será transmitido online por Meet.

PPIELA - Palestra "A descolonização dos saberes psi em debate"
Dia 26/09, às 9h, online via Google Meet. Inscrições no formulário

PPGICAL - Revista Espirales
Até o dia 30/09 a publicação vinculada ao PPGICAL está com chamada aberta para o dossiê “Cultura e Relações Internacionais: repensar as Políticas Culturais Internacionais desde/para a América Latina”

PPGIES - 4o Seminário Internacional PPGIES Sustentabilidade para Todos
De 5 a 8/12. no Auditório Cesar Lattes (PTI)

Confira as outras matérias dessa série sobre Programas de Pós-Graduação da UNILA

Relações Internacionais, Políticas Públicas e Desenvolvimento, e Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos

Literatura Comparada, História e Economia

Integração Contemporânea da América Latina, Engenharia Civil e Física Aplicada