Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA promove ações para o Orçamento Participativo de 2024

UNILA promove ações para o Orçamento Participativo de 2024

Instituição incentiva a colaboração participativa para a definição de suas prioridades orçamentárias
publicado: 13/09/2023 15h50, última modificação: 06/10/2023 14h36

(Conteúdo atualizado em 06/10)

Como fase do processo de incentivar a colaboração participativa para o Orçamento da UNILA do ano de 2004, foi realizada a etapa de votação eletrônica das propostas, que terminou no dia 4. Todas as propostas receberam votos da comunidade acadêmica, tendo destaque para a referente à Consolidação da Biblioteca do Campus Integração, que recebeu 415 votos. No total, foram contabilizados 1083 votos em todas as propostas apresentadas.

Conheça o resultado da votação das propostas aprovadas.

De acordo com o edital da PROPLAN, os recursos aprovados serão remanejados a partir de 15 de fevereiro do próximo ano para as macrounidades. Os valores devem ser utilizados até 30 de outubro e, após essa data, a PROPLAN realizará o remanejamento da dotação orçamentária para atender outras demandas institucionais. As áreas administrativas que serão responsáveis pela gestão do recursos devem estar atentas aos procedimento de compras e o local de instalação dos equipamentos.

(Conteúdo atualizado em 29/09)

Audiência Pública

No dia 26 de setembro, ocorreu A Audiência Pública para cumprimento da etapa de apresentação do planejamento orçamentário institucional, bem como as despesas previamente definidas pelas macrounidades. Na oportunidade também foram apresentadas as 27 propostas apresentados por 19 cursos de graduação, 8 cursos de pós-graduação e de um Instituto, contemplando diversas áreas e ações que irão fomentar produções científico-culturais da instituição.

Votação eletrônica

A próxima fase desse processo é a votação eletrônica das propostas, que acontecerá entre os dias 28 de setembro e 04 de outubro, e que será realizada por meio de formulário eletrônico institucional. Cada integrante da comunidade acadêmica poderá votar em até três ações, após efetuar login no sistema. As ações serão classificadas de acordo com o número de votos e serão contempladas dentro do limite orçamentário disponível pela Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN). Cada curso ou Instituto poderá aprovar somente uma ação, a fim de possibilitar uma distribuição mais abrangente. Após essa etapa, será publicado o resultado das propostas e enviada a programação orçamentária da UNILA para 2024 ao Conselho Universitário (CONSUN).

Acesse as Propostas apresentadas ao Orçamento Participativo 2024

(Conteúdo original publicado em 13/09)

Seu curso de graduação ou pós-graduação, ou Instituto a que ele está ligado, tem algum projeto consistente que você considere importante para entrar na programação orçamentária do próximo ano? Então esta é a chance de poder apresentar propostas, votar naquelas que são consideradas como prioritárias para a UNILA e defender a sua ideia participando de audiência pública que será realizada para esse fim. Tudo isso está contemplado na proposta que a Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN) está apresentando neste ano, de forma a incentivar a colaboração participativa para a definição das prioridades da instituição para o ano de 2024.

O Edital com todas as informações, como prazos e etapas de execução, já está disponível, inclusive indicando os canais de atendimento em caso de dúvidas.

Para o pró-reitor da PROPLAN, Giuliano Silveira Derrosso, a ideia é criar engajamento e maior participação da comunidade acadêmica nas definições orçamentárias da UNILA. “Cada curso pode propor ações que vão melhorar as condições das atividades de ensino, pesquisa e extensão do próprio curso”, reforça. A primeira etapa teve início nesta semana, com a reunião preparatória para a discussão do orçamento. E até o dia 22 de setembro, os cursos e Institutos poderão enviar suas propostas via Sistema Inscreva, anexando ata da reunião do colegiado ou do Conselho específico, contendo as informações necessárias referentes à ação, de acordo com quadro ao lado.

Após a consolidação das propostas, será realizada uma Audiência Pública em que serão apresentadas as diretrizes orçamentárias da UNILA, bem como o planejamento institucional e as propostas de emenda ao orçamento, com o objetivo de promover a transparência e fornecer contexto para a votação subsequente. A partir daí, as propostas de mesma natureza serão agrupadas e cada integrante da comunidade acadêmica poderá votar em três ações, de forma online, entre os dias 26 e 31 deste mês. A última fase será a submissão das propostas aprovadas para deliberação do Conselho Universitário.

É importante ter em conta que cada proposta deve contemplar todas as informações solicitadas no formulário e que não deve exceder o valor de R$ 30 mil, sendo que cada curso ou Instituto poderá aprovar somente uma ação, a fim de possibilitar uma distribuição mais abrangente. De acordo com o edital, as emendas propostas devem estar alinhadas com atividades e ações formativas, vinculadas às políticas institucionais de ensino, pesquisa e extensão e, além disso, devem aderir às políticas transversais e ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Já as despesas relacionadas à Assistência Estudantil não serão contempladas neste momento, tendo em vista que serão atendidas com recursos provenientes do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

Os recursos aprovados serão remanejados a partir de fevereiro para as macrounidades e os valores devem ser utilizados até o final de outubro de 2024. Após essa data, a PROPLAN realizará o remanejamento da dotação orçamentária para atender a outras demandas institucionais. Participe ativamente propondo, votando e também comparecendo às atividades presenciais.