Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisadores apresentam resultados parciais do Programa Agenda Tríplice
conteúdo

Pesquisa

Pesquisadores apresentam resultados parciais do Programa Agenda Tríplice

Temas de pesquisa foram propostos por instituições públicas e privadas e são considerados estratégicos para o desenvolvimento da região trinacional
publicado: 29/10/2019 12h13, última modificação: 29/10/2019 12h13

Na manhã da última sexta-feira (25), dentro da programação da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), docentes da UNILA apresentaram os resultados parciais dos projetos que integram o Programa Institucional Agenda Tríplice. O programa, lançado em 2018, tem o objetivo de estimular a realização de pesquisa científica com foco na região da Tríplice Fronteira, de forma indissociável com o ensino e a extensão. 

“Este seminário é uma forma de prestação de contas sobre os resultados parciais obtidos até agora nos projetos, mas também serve para avaliarmos quais as dificuldades que os pesquisadores estão encontrando e como a UNILA pode auxiliar na continuidade dos projetos”, afirmou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Danúbia Frasson Furtado, durante a abertura do Seminário Agenda Tríplice. Ao todo, integram o programa 32 projetos de pesquisa, de todas as áreas do conhecimento.

Temas estratégicos 

Os temas das pesquisas que formam o Programa Agenda Tríplice foram propostos por 19 instituições das três cidades Pesquisadores apresentaram resultados parciais e dificuldades encontradas no desenvolvimento das pesquisasfronteiriças, além de autoridades públicas do Oeste do Paraná, da província de Misiones e do departamento do Alto Paraná. Por isso, os projetos são considerados estratégicos para o desenvolvimento de Foz do Iguaçu, Ciudad del Este, Puerto Iguazú e municípios vizinhos. 

A docente Paula Daniela Fernandez apresentou os resultados parciais de uma pesquisa sobre a revalidação de diplomas no Mercosul, com foco na região trinacional. “Ainda há muita dificuldade e burocracia para o reconhecimento de títulos, principalmente títulos universitários, na área do Mercosul. Existem diferenças grandes na sistematização e na burocracia aplicada por país. E isso não é um problema recente, é algo que segue desde o século 19. Mesmo com as mudanças de governos, as dificuldades continuam”, resumiu Paula. O projeto fez uma revisão da legislação de cada um dos países fundadores do Mercosul e ainda dos acordos já firmados na organização intergovernamental. Também estão sendo realizadas entrevistas com servidores de universidades e órgãos governamentais, além de estudantes e profissionais que já revalidaram seus diplomas. 

A partir do projeto de pesquisa, está sendo possível implantar o Núcleo de Orientação sobre Revalidação e Reconhecimento de Diplomas de Ensino Médio e Ensino Superior. O Núcleo é um projeto de extensão que está formando uma equipe capacitada para dar informações sobre os mecanismos necessários aos trâmites relativos a reconhecimento e revalidação de títulos. O objetivo é que a equipe atenda à comunidade interna e externa, com ênfase nos países que integram a região trinacional.

Outra pesquisa apresentada durante o Seminário Agenda Tríplice foi sobre diversidade genética de peixes da região da bacia do rio Paraná. O professor Luiz Henrique Garcia Pereira coordena um projeto que faz análises genéticas de peixes de quatro espécies que passam pelo Canal da Piracema, da Itaipu Binacional. O objetivo é verificar se os peixes estão se reproduzindo e se movimentando entre a região alta e baixa do rio Paraná. “Os peixes migradores são espécies que precisam da migração para alimentação e reprodução, mas também para o amadurecimento do seu organismo. No movimento de nadar em contracorrente, eles queimam gordura, o que possibilita a maturação sexual desses animais”, explicou o docente.