Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Parlamento do Mercosul declara UNILA “universidade de interesse da região”

Parlamento do Mercosul declara UNILA “universidade de interesse da região”

Bilinguismo foi citado como uma das características mais importantes da Universidade, principalmente pela sua localização geográfica
publicado: 07/06/2018 08h12, última modificação: 11/01/2019 23h19

A UNILA foi declarada “universidade de interesse da região” pelo Parlamento do Mercosul (Parlasul), durante sua 55ª Sessão Ordinária, realizada na sede da instituição, em Montevidéu (Uruguai). A proposta surgiu a partir da Comissão de Educação e foi defendida pela parlamentar Julia Perié (Argentina), e aprovada pelos demais membros.

Julia Perié justificou que a UNILA é “um projeto único na América Latina”, principalmente pela sua missão, de contribuir com o desenvolvimento e a integração latino-americana por meio do conhecimento humanístico, científico e tecnológico, e pela cooperação solidária. Ela também citou, em sua fala, o bilinguismo como uma das características mais importantes da UNILA. “Para nós, que vivemos nesta região da Tríplice Fronteira, é uma universidade mais que fundamental”, frisou.

A parlamentar argentina ainda acrescentou que, no século 21, a “sociedade do conhecimento” e a formação de blocos regionais passam a ser fatores cada vez mais decisivos para a inserção das nações no cenário competitivo global.

Para o coordenador do Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA), Lucas Mesquita, “esse reconhecimento da UNILA como de interesse do Parlasul acaba sendo um marco importante do relacionamento que a gente vem construindo com eles, através de convênios, ações específicas”. De acordo com Mesquita, o ato “credita à UNILA um papel de importância na produção de conhecimento para a integração regional. E é um marco que possibilita o fortalecimento de novas ações que a UNILA e o Parlasul venham a realizar”.

Além da UNILA, foram declaradas “de interesse regional” a Universidad Plurinacional de la Patria Grande (um consórcio-rede de universidades, instituições de ensino e organizações sociais latino-americanas) e a Universidad Nacional de Villarrica del Espíritu Santo (Paraguai).

O Parlasul

Parlamento do Mercosul é composto por parlamentares dos cidadãos dos Estados-Partes do Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai e UruguaiO Parlamento do Mercosul foi constituído em 14 de dezembro de 2006, substituindo a Comissão Parlamentar Conjunta, sendo o órgão, por excelência, representativo dos interesses dos cidadãos dos Estados-Partes do Mercosul: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

A conformação do Parlamento significa um aporte à qualidade e equilíbrio institucional do Mercosul, criando um espaço comum em que se reflita o pluralismo e as diversidades da região, e que contribua para a democracia, a participação, a representatividade, a transparência e a legitimidade social no desenvolvimento do processo de integração e de suas normas.

Com o objetivo de fortalecer os processos de integração, o Parlamento do Mercosul atua em diferentes temáticas, segundo a competência de cada uma de suas dez Comissões Permanentes: Assuntos Jurídicos e Institucionais; Assuntos Econômicos, Financeiros, Fiscais e Monetários; Assuntos Internacionais, Inter-Regionais e de Planejamento Estratégico; Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Esportes; Trabalho, Políticas de Emprego, Segurança Social e Economia Social; Desenvolvimento Regional Sustentável, Ordenamento Territorial, Habitação; Saúde, Meio Ambiente e Turismo; Cidadania e Direitos Humanos; Assuntos Interiores, Segurança e Defesa; Infraestrutura, Transportes, Recursos Energéticos, Agricultura, Pecuária e Pesca; Orçamento e Assuntos Internos.