Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrados em História e em Economia estão com inscrições abertas

Mestrados em História e em Economia estão com inscrições abertas

Programas de pós-graduação ofertam vagas para pessoas brasileiras e estrangeiras, além vagas reservadas para ações afirmativas
publicado: 15/08/2024 09h00, última modificação: 15/08/2024 10h36
Exibir carrossel de imagens Mestrado em História da UNILA está com inscrições abertas para alunos regulares para ingresso em 2025

Quem pretende cursar uma pós-graduação em 2025 deve ficar de olho: já estão abertas as inscrições para diversos cursos da UNILA. Nesta semana, mais dois programas abriram as inscrições: o Mestrado em História e o Mestrado em Economia.

O Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) está ofertando 16 vagas, em duas linhas de pesquisa: "Movimentos Sociais, Fluxos Culturais e Identidades" e "Modernidades, Instituições e Linguagens".

Acesse o Edital PPGHIS 05/2024

Podem inscrever-se para o processo seletivo pessoas que concluíram a graduação em qualquer área do conhecimento e que tenham interesse em desenvolver pesquisas relacionadas às linhas de pesquisa do PPGHIS.

Todo o processo seletivo e o curso são gratuitos. Destas vagas, até cinco são reservadas para ações afirmativas, destinadas a pessoas autodeclaradas negras (pretas e pardas) e pessoas com deficiência.

Além disso, há uma vaga para indígena, uma para quilombola, uma para pessoa trans e uma para refugiado(a) ou solicitante de refúgio ou portadores(as) de visto humanitário. Candidatos(as) elegíveis a essas vagas devem preencher a autodeclaração no sistema de inscrição e anexar a documentação comprobatória.

A seleção será realizada em duas fases: a primeira, eliminatória, consiste na análise da pertinência do projeto de pesquisa; a segunda, eliminatória e classificatória, envolve uma entrevista com o(a) candidato(a).

As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de outubro de 2024, exclusivamente via via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UNILA.

Em caso de dúvidas, os(as) candidatos(as) devem enviar e-mail para: secretaria.ppghis@unila.edu.br

Economia

Mestrado em Economia da UNILA está com inscrições abertas para alunos regulares para ingresso em 2025.

O Programa de Pós-Graduação em Economia está ofertando dez vagas, divididas em duas linhas de pesquisa: “Macroeconomia e Desenvolvimento” e “Economia do Bem-Estar Social”.

Acesse o Edital PPGE 11/2024

Podem participar do processo seletivo candidatos(as) brasileiros(as) e estrangeiros(as) com graduação em qualquer área. Todo o processo é gratuito – nenhuma taxa é cobrada nem na inscrição e nem no decorrer do curso.

Além das vagas para ampla concorrência, há também aquelas reservadas às ações afirmativas, que contemplam pessoas negras, pessoas com deficiência, indígenas, quilombolas, pessoas trans e não binárias e pessoas refugiadas ou portadoras de visto humanitário. Durante o preenchimento da inscrição, os(as) candidatos(as) que desejam concorrer nessas modalidades precisam anexar a documentação exigida pelo edital.

A seleção será realizada em duas fases: a primeira, eliminatória, consiste na análise do projeto de pesquisa; na segunda, também eliminatória, serão realizadas entrevistas remotas com os(as) aprovados(as) na primeira fase.

As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de setembro, exclusivamente via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Em caso de dúvidas, as pessoas interessadas devem enviar e-mail para: secretaria.ppge@unila.edu.br.

Outros Programas com inscrições abertas

Para conhecer todos os Programas de Pós-Graduação da UNILA, acesse o hotsite.