Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado em Estudos Latino-Americanos abre inscrições para alunos regulares e especiais

Processo Seletivo

São 24 vagas para alunos regulares e 15 vagas para alunos especiais
publicado: 05/07/2024 05h00, última modificação: 05/07/2024 14h56

O mestrado Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (IELA) abriu inscrições para os processos de seleção de alunos regulares e especiais. No total, estão sendo oferecidas 39 vagas. Inscrições e cursos são gratuitos.

As inscrições para a seleção de alunos regulares têm duas etapas. A primeira é a solicitação da carta de aceite. Os interessados têm até o dia 8 de setembro para encaminhar a quantos docentes desejar, por e-mail, um resumo da proposta do projeto de pesquisa a ser desenvolvido. A lista dos docentes que compõem o programa de mestrado está disponível no edital. Para a segunda fase da inscrição, o candidato deverá ter recebido, pelo menos, uma carta de aceite, que será anexada ao formulário juntamente com os demais documentos exigidos em edital. A segunda etapa das inscrições será realizada de 20 a 27 de setembro. As informações completas, endereços de e-mail e link para inscrição estão disponíveis no edital PPGIELA 21/2024 e seus anexos.

O mestrado oferece 24 vagas distribuídas entre três linhas de pesquisa “Trânsitos culturais”, “Práticas e saberes” e “Fronteiras, diásporas e mediações”. Podem participar da seleção graduados em qualquer área do conhecimento, interessados em desenvolver pesquisas que se vinculem com as linhas do programa. A seleção dos inscritos será realizada em duas fases: análise do projeto de pesquisa e entrevista a distância. As duas fases são eliminatórias e classificatórias.

Do total de vagas, metade é destinada para pessoas autodeclaradas negras (pretas e pardas) ou pessoas com deficiência. O edital prevê vagas adicionais para candidatos indígenas (1), quilombolas (1), autodeclarados trans (1) e refugiados ou solicitantes de refúgio ou portadores de visto humanitário (1).

Aluno especial

As inscrições para a seleção de alunos especiais do IELA podem ser feitas até o dia 14 de julho. Aluno especial é aquele que faz uma disciplina no curso, mas não tem vínculo como estudante do mestrado.

São oferecidas vagas nas disciplinas “Construções poéticas do real” (5), “Memória, patrimônio e tradução cultural” (5) e “Práticas e saberes docentes” (5). Mais informações e o link para as inscrições estão disponíveis no edital PPGIELA 23/2024.