Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado em Relações Internacionais abre inscrições para o preenchimento de 22 vagas
conteúdo

Processo Seletivo

Mestrado em Relações Internacionais abre inscrições para o preenchimento de 22 vagas

As vagas estão distribuídas entre três linhas de pesquisa; prazo termina em 29 de setembro
publicado: 12/08/2024 08h00, última modificação: 09/08/2024 15h43

O mestrado em Relações Internacionais está com inscrições abertas para o processo seletivo de alunos regulares. São oferecidas 22 vagas para início do curso em 2025. Inscrições e curso são gratuitos.

O prazo para inscrição termina no dia 29 de setembro. As informações completas, distribuição de vagas, documentos exigidos e critérios de seleção estão disponíveis no edital PPGPRI 003/2024 e seus anexos.

Podem participar graduados em qualquer área do conhecimento. Metade das vagas é destinada a brasileiros e metade destinada para candidatos de outros países da América Latina e Caribe, preferencialmente. Está prevista reserva de vagas para pessoas autodeclaradas negras (pretas e pardas) ou com deficiência. Além disso, estão previstas vagas adicionais para candidatos indígenas, pessoas autodeclaradas trans, quilombolas e pessoas refugiadas ou solicitantes de refúgio ou portadores de visto humanitário.

As vagas estão distribuídas entre três linhas de pesquisa: “Estudos para a paz, direitos humanos e segurança internacional”; “Desenvolvimento e capitais transnacionais”; e “Política externa, atores e processos internacionais”.

A seleção será realizada em três fases, todas eliminatórias e classificatórias: análise do projeto de pesquisa; prova escrita on-line; e entrevista on-line e avaliação do currículo.

O curso

O Mestrado em Relações Internacionais é focado principalmente no estudo dos diferentes atores, dinâmicas, fluxos e processos da realidade internacional, desenvolvendo profissionais capazes de analisar as dinâmicas e práticas no cenário internacional e de atuar em diferentes esferas e organizações da política internacional. Saiba mais na página do programa