Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado em Física Aplicada abre processo seletivo de 12 vagas para alunos regulares

Processo Seletivo

Inscrições podem ser feitas até 30 de novembro; o curso e a inscrição são gratuitos
publicado: 11/09/2023 17h25, última modificação: 11/09/2023 17h25

O Programa de Pós-Graduação em Física Aplicada (PPGFISA) está com inscrições abertas, até 30 de novembro, para seleção de alunos regulares, totalizando 12 vagas. Nesse processo seletivo, cinco vagas são destinadas a ampla concorrência e três vagas para ações afirmativas, destinadas a pessoas autodeclaradas negras (pretas ou pardas) e pessoas com deficiência (PcD). Outras quatro vagas são direcionadas a candidatos indígenas; pessoas pertencentes a comunidades quilombolas; aos autodeclarados trans e não-binários; e aos refugiados, portadores ou solicitantes de refúgio ou visto humanitário.

As informações completas, link para inscrição e formulários estão disponíveis no Edital 13/2023/PPGFISA.

Podem se candidatar os portadores de diplomas de graduação ou aqueles que apresentarem declaração de conclusão de colação de grau ou comprovante de matrícula em semestre final de curso. Entre outros documentos necessários para a inscrição, o candidato deverá anexar o projeto de pesquisa com anuência do possível orientador ou carta da organização do Exame Unificado de Pós-Graduações em Física (EUF), expressando a nota obtida. Além disso, o candidato deverá entrar em contato com um profissional com título de Doutor em Física ou nas áreas de Ciências Exatas e/ou Tecnológicas para solicitar uma carta de recomendação.

O processo seletivo irá consta da análise do histórico escolar do curso de graduação, do curriculum vitae, da proposta do projeto de pesquisa ou nota obtida no EUF, e da entrevista.

PPFISA

O Programa de Pós-Graduação em Física Aplicada (PPGFISA) tem como diferencial a ênfase na aplicação direta da Física, com linhas de investigação que abrangem a Física Teórica e a Física Experimental. O mestrado na UNILA tem duas áreas de concentração: Física Teórica e Computacional e Física da Matéria Condensada.

A primeira área inclui duas linhas de pesquisa: Sistemas Complexos; e Física, Matemática e Mecânica Celeste. A segunda área, por sua vez, compreende outras duas linhas: Termodinâmica e Físico-Química; e Materiais e Dispositivos.

Resumo das informações:

Inscrições: até 30 de novembro
Vagas: 12 vagas para mestrado divididas em duas áreas de concentração
Fases da seleção: análise documental, da proposta do projeto de pesquisa ou nota obtida no EUF, e da entrevista.
Curso presencial e gratuito

Outros PPGs com inscrições abertas para alunos regulares:

Políticas Públicas e Desenvolvimento (até 17 de setembro)
Energia e Sustentabilidade - mestrado e doutorado (até 22 de setembro)
Integração Contemporânea da América Latina - mestrado e doutorado (até 24 de setembro)
Relações Internacionais (até 1º de outubro)
História (até 16 de outubro)
Engenharia Civil (até 31 de outubro)