Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado em Biodiversidade Neotropical recebe inscrições até dia 19 de janeiro

Mestrado em Biodiversidade Neotropical recebe inscrições até dia 19 de janeiro

Podem participar da seleção graduados em Ciências Biológicas ou áreas afins; são 13 vagas para alunos regulares
publicado: 21/12/2023 15h50, última modificação: 21/12/2023 16h06

O mestrado em Biodiversidade Neotropical recebe, até 19 de janeiro, inscrições para a seleção de alunos regulares para 2024. São 13 vagas para graduados em Ciências Biológicas ou áreas afins. Inscrição e cursos são gratuitos. As informações completas e o link para as inscrições podem ser consultados no edital PPGBN 39/2023 e seus anexos.

A seleção será feita por meio de prova escrita e online (eliminatória e classificatória) e análise de currículo (classificatória). A prova está programada para o dia 5 de fevereiro e pode ser respondida em português, espanhol e inglês. Serão avaliados a leitura e compreensão de texto de divulgação científica ou artigo científico em língua inglesa, que será disponibilizado com seis horas de antecedência da prova, para possibilitar leitura e interpretação prévia. Na avaliação das respostas serão consideradas também a capacidade de escrita e de estruturação lógica dos argumentos.

Do total de vagas, oito serão destinadas para pessoas autodeclaradas negras (pretas ou pardas) e pessoas com deficiência. Além disso, serão acrescidas vagas para candidatos indígenas, quilombolas, autodeclarados trans e não binários, e pessoas refugiadas ou solicitantes de refúgio ou portadores de visto humanitário.

Para a inscrição, o candidato deverá apresentar a carta de aceite do orientador pretendido. As vagas estão distribuídas entre dez docentes do programa que desenvolvem pesquisas nas áreas de: interações ambiente e sociedade; ecologia e conservação de populações e comunidades vegetais; diversidade e evolução de diptera (insecta), com ênfase em muscoidea; sistemática, ecologia, biogeografia e conservação de hymenoptera, com ênfase em abelhas; ecologia comportamental de primatas; ecologia e sistemática de insetos neotropicais; ecologia de populações e comunidades neotropicais; morfologia interna/externa de artrópode e outros grupos; biogeografia histórica; ecologia de espécies invasoras.

O Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Neotropical (PPGBN) tem como objetivos principais formar recursos humanos na área de biodiversidade com uma visão abrangente, crítica e atualizada sobre a descrição da biodiversidade, capacidade de investigação de suas relações ecológicas e história evolutiva; e a avaliação das bases para sua conservação. Oferece formação integrada em ecologia, sistemática e evolução biológica para atuar em pesquisa e docência superior na América Latina.

Para mais informações, acesse a página do PPGBN.