Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Manuais didáticos publicados pela EDUNILA podem ser baixados gratuitamente

Manuais didáticos publicados pela EDUNILA podem ser baixados gratuitamente

São quatro volumes dedicados a aulas práticas e em laboratórios, que podem ser utilizados por alunos e professores de quaisquer instituições
publicado: 28/04/2022 14h15, última modificação: 29/04/2022 14h12

A EDUNILA está lançando uma série de manuais didáticos destinados a estudantes universitários como material complementar para o ensino e aprendizado. Os manuais estão em formato PDF, são gratuitos e podem ser baixados na página da EDUNILA.

Os manuais fazem parte da coleção ManuALes e são dedicados a sugestões de atividades práticas e orientações  sobre o uso de laboratórios. Estão disponíveis quatro volumes: “Química analítica no laboratório” e “Química geral no laboratório”, ambos organizados pela docente Marcela Boroski; “Cônicas: uma abordagem pedagógica com história da matemática”, organizado por Elmha Coelho Moura e Arlete de Jesus Brito; e “Manual didático para a execução do ensaio Índice de Suporte Califórnia (ISC)”, organizado por Julio Bizarreta Ortega e Sara Ochoa Averos. Em breve, devem ser publicados novos títulos.

Prática comum nas universidades, os manuais são adotados por docentes como materiais de apoio, principalmente, para as aulas práticas e que requerem protocolos a serem seguidos pelos estudantes, comenta Marcela Boroski, que também integra o Conselho Editorial da EDUNILA. Os volumes publicados podem ser baixados por docentes e estudantes de qualquer instituição. “Materiais didáticos como esses manuais são particularmente interessantes porque os discentes têm acesso ao material desde o início da disciplina. Assim fica mais fácil tanto para os discentes se organizarem, quanto para os docentes, que apenas indicam quais práticas serão realizadas de acordo com um cronograma”, explica.

Conteúdos

O manual “Cônicas: uma abordagem pedagógica com história da matemática” apresenta atividades práticas de conteúdos sobre formas cônicas, que podem ser usadas em salas de aula do ensino médio ou para formação de professores de matemática, a partir das experiências das autoras. As práticas aliam diferentes ações a personagens históricos e contextos, possibilitando reflexões e o “resgate de conceitos desenvolvidos ao longo da história da matemática e da história da educação matemática”.

Estudantes de Química têm nos dois manuais publicados “Química analítica no laboratório” e “Química geral no laboratório” a possibilidade de aprofundar seus conhecimentos e entender o trabalho prático e os protocolos a serem seguidos. Os manuais são auxiliares para duas disciplinas ministradas no curso de graduação, mas, assim como os demais, podem ser usados como material de apoio por docentes de qualquer instituição.

Outra área contemplada na coleção é a de Engenharia. O manual sobre Índice de Suporte Califórnia (ISC) faz uma introdução a esse teste, usado para avaliar as condições da pavimentação para o tráfego de veículos. O manual busca fazer uma introdução sobre o ensaio do ISC “de maneira sucinta, clara e de fácil compreensão para um aluno que esteja começando os ensaios experimentais”.