Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Concertos trazem mistura de gêneros musicais da cantautoria uruguaia
conteúdo

Identidade UNILA

Concertos trazem mistura de gêneros musicais da cantautoria uruguaia

“¡Arriba la mezcla!”, de Analía Cherñavsky, será transmitido em duas partes nesta quarta (27) e quinta-feira (28) no canal da UNILA no YouTube
publicado: 27/04/2022 08h00, última modificação: 27/04/2022 15h33

Misturas de gêneros musicais e de maneiras de tocar um instrumento a partir do repertório de cantautores uruguaios estruturam o show “¡Arriba la mezcla!”, da cantora e docente do curso de Música da UNILA Analía Cherñavsky, que será transmitido em duas partes nesta quarta (27) e quinta-feira (28), às 20h, no canal da UNILA no YouTube. Também participam dos recitais os músicos Orlando Martínez, María Betania Hernández, Elvir Barreto e Lucas Casacio.

   

O projeto “¡Arriba la mezcla: recitales didácticos sobre la cantautoría en el Uruguay y otras cositas más” traz algumas canções presentes no álbum “Movimiento”, lançado recentemente por Analía e disponível em todas as plataformas musicais. Tanto o show como o álbum são resultado da experiência de pós-doutorado da docente, realizado no Uruguai, no ano passado. “Ambos os projetos, o disco e os recitais didáticos, partem da produção de cantautoras e cantautores uruguaios e apostam na beleza da mistura de diferentes tradições musicais e de diferentes formas de tocar e de cantar, incluindo, especialmente, as sonoridades do Uruguai, do Brasil, do Paraguai e da Venezuela”, comenta a docente.

A tradição da cantautoria é característica de vários países latino-americanos. No repertório estão canções como "No hay drama nena" (Gustavo Pena. El Príncipe), "Solos y Juntos" (Alfredo Zitarrosa), "Sumale" (Rubén Olivera) e "Brindis por Pierrot" (Jaime Roos). “A releitura desses cantautores uruguaios passou pela percepção de que misturar, acrescentar influências enriquecia de alguma maneira a interpretação. Então, todas essas influências foram bem-vindas e aproveitadas”, completa.

O show é apoiado por Ibermúsicas, um programa de cooperação internacional multilateral dedicado exclusivamente às artes musicais, com o objetivo de promover e divulgar a diversidade musical ibero-americana.