Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Lançamento de selo marca encerramento das comemorações de 10 anos da UNILA

Lançamento de selo marca encerramento das comemorações de 10 anos da UNILA

Com tiragem limitada, selo postal foi criado para celebrar o fortalecimento da Universidade na cidade de Foz do Iguaçu e na região da Tríplice Fronteira
publicado: 21/12/2020 09h40, última modificação: 21/12/2020 10h12

Foi lançado, nesta segunda-feira (21), um selo postal comemorativo aos 10 anos de criação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Com tiragem limitada, o selo foi criado para celebrar o crescimento e fortalecimento da Universidade, na cidade de Foz do Iguaçu e na região da Tríplice Fronteira. Na arte do selo, encontra-se o logo da instituição e os dizeres “10 anos produzindo conhecimento e promovendo integração”, em referência à atuação da UNILA. A folha base de selo escolhida foi a bandeira do Brasil e a árvore ipê-amarelo, símbolo de Foz do Iguaçu.

A coordenadora do Gabinete da Superintendência dos Correios no Paraná, Darluci Brunelli, explica que o selo comemorativo poderá fazer com que mais cidadãos conheçam a história da Universidade. “A peça filatélica evoca o progresso da instituição, que, em 10 anos, consolidou sua relevância no cenário científico e educacional da região trinacional formada por Brasil, Argentina e Paraguai. Os selos são basilares da sociedade, pois registram fatos históricos de grande magnitude econômica, social e cultural. Eles suscitam memórias, motivando a interação entre as pessoas. Dedicamos à UNILA a nossa estima, pelo formidável serviço prestado à América do Sul e ao mundo”, disse Darluci.

Esta é a segunda vez que a arte de um selo postal é dedicada à UNILA. Em 2010, em comemoração ao início das Com tiragem limitada, o selo foi criado para celebrar o crescimento e fortalecimento da Universidade na cidade de Foz do Iguaçu e na região da Tríplice Fronteiraatividades acadêmicas da instituição, foi realizado o lançamento de dois modelos de selos postais. Trazendo as marcas da identidade da Universidade recém-criada, os selos continham imagens formadas por linhas contínuas, que simbolizam a integração entre as pessoas em toda a América Latina.

Lançamento encerra comemorações do decenário da UNILA

O lançamento do selo marca o fim das comemorações do 10º aniversário da UNILA, em um ano que, segundo o reitor Gleisson Brito, consolidou a Universidade como uma instituição vocacionada ao serviço público de excelência no ensino superior. “São dez anos durante os quais nossa Universidade tem promovido significativo impacto acadêmico, impacto social e impacto econômico. Mais de 11 mil alunos já passaram pelas salas e laboratórios da UNILA. Hoje, a Universidade possui uma comunidade discente com mais de 6 mil alunos, que aqui recebem uma formação com elevada competência técnica e profunda formação humanística e cidadã”, declarou o reitor, lembrando que a instituição oferta, atualmente, 29 cursos de graduação e 12 programas de pós-graduação stricto sensu.

As comemorações do primeiro decenário da UNILA tiveram início em janeiro, com o lançamento da pedra fundamental do Campus Integração, um passo importante na busca pela autonomia predial da instituição. “Infelizmente, o ano de 2020 também trouxe um grande desafio com a pandemia de Covid-19. Mas a UNILA não se deixou abalar. Transferiu suas atividades administrativas e acadêmicas para o modelo remoto e não deixou esmorecer o espírito comemorativo deste ano”, salientou Brito. O mês de agosto marcou o início das aulas no modelo Ensino Remoto Emergencial, com uma live com os primeiros egressos da instituição. Além disso, os primeiros servidores da Universidade também receberam uma homenagem especial.

O reitor também destacou o impacto social que a UNILA trouxe para a região. Ao todo, mais de 1,4 milhão de pessoas já foram impactadas pelos projetos da UNILA em Foz do Iguaçu, na região de fronteira e no restante da América Latina. “E, claro, não podemos deixar de mencionar o impacto social no próprio enfrentamento da pandemia de Covid-19, através da ação de nossa comunidade acadêmica, realizando testagem por exames de PCR, inquérito sorológico, produção de álcool, máscaras em impressora 3D, e também atuando no teleatendimento e nas barreiras sanitárias”, lembra o docente.

Confira o vídeo de lançamento do selo comemorativo aos 10 anos da UNILA: