Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Fórum Permanente de Estudos da Fronteira propõe diálogo de pesquisa
conteúdo

Institucional

Fórum Permanente de Estudos da Fronteira propõe diálogo de pesquisa

Onze grupos reúnem-se nos dias 21 e 22 de junho para dialogar sobre as experiências e os desafios institucionais
publicado: 18/06/2018 00h00, última modificação: 21/01/2019 11h40
Programação completa do Fórum Permanente de Estudos da Fronteira

Programação completa do Fórum Permanente de Estudos da Fronteira

Grupos de pesquisa da UNILA reúnem-se nos dias 21 e 22 de junho para dialogar sobre suas experiências e os desafios institucionais, dentro da primeira edição do Fórum Permanente de Estudos da Fronteira. O evento é aberto ao público e será na UNILA-Jardim Universitário. No total, 11 grupos de áreas diversas do conhecimento participam do Fórum.

"O evento visa a construção de uma pauta permanente de reflexão e de iniciativas institucionais voltadas para o desenvolvimento da UNILA, bem como o aprimoramento da atuação da Instituição no território imediato de abrangência. O Fórum permitirá conhecer as nossas forças em pesquisa e, também, os desafios institucionais comuns que precisamos enfrentar, como, por exemplo, as legislações em área de fronteira e a internacionalização local das atividades de pesquisa associadas ao ensino e à extensão”, explica o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UNILA, Dinaldo Filho.

Segundo a professora Diana Araújo Pereira, pró-reitora de Relações Institucionais e Internacionais da UNILA, a realização de projetos de pesquisa e extensão com restrições de circulação na fronteira - inclusive de elementos de pesquisa - é um dos desafios no desenvolvimento de projetos na região da Tríplice Fronteira, que, por outro lado, possui uma face com inúmeras potencialidades.

"Dentro da visão da UNILA, de integração regional, aproveitar o potencial deste espaço de fronteira é fundamental para nós. No entanto, a UNILA vem para ensinar e também para aprender. Os grupos precisam se estruturar nessa escuta do território. Todos os processos de pesquisa e extensão têm que ter essa pauta de intercâmbio com o território, que tem demanda e também é provedor de conhecimentos, com os quais, aos poucos, podemos trabalhar para sistematizar, organizar e dar um perfil acadêmico", frisa Diana, cujo grupo de pesquisa "Construções socioculturais da Tríplice Fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina)" marca presença no Fórum com experiências de pesquisa e extensão.

Agenda Tríplice

O Fórum Permanente de Estudos da Fronteira dialoga diretamente com o Programa Institucional Agenda Tríplice, que irá apoiar projetos de pesquisa, em diversas áreas de conhecimento, voltados ao estudo de temas prioritários para a agenda de desafios da Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. O recém-instituído Programa visa, ainda, contribuir para a integração desta região e para a consolidação da UNILA como instituição de referência internacional e de excelência acadêmica em estudos de fronteira.

  • Leia mais sobre a Agenda Tríplice e outros programas instituídos pela UNILA para estruturar e fortalecer o fomento às atividades de pesquisa

Confira a programação completa do Fórum Permanente de Estudos da Fronteira:

Programação completa do Fórum Permanente de Estudos da Fronteira