Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições do Sisu 2019 começam nesta terça-feira (22); UNILA oferece 847 vagas
conteúdo

Processo Seletivo

Inscrições do Sisu 2019 começam nesta terça-feira (22); UNILA oferece 847 vagas

São 28 cursos em diferentes áreas; prazo para a inscrição de estudantes que fizeram o Enem 2018 termina dia 25
publicado: 21/01/2019 15h18, última modificação: 24/01/2019 11h18 expirado

 

As inscrições do Sisu 2019 começam nesta terça-feira (22). A UNILA oferece 847 vagas em 28 cursos de graduação – a exceção é o curso de Música, que tem processo seletivo específico. Os estudantes que fizeram o Enem 2018 têm até o dia 25 para se candidatarem.

Veja quadro de vagas e cronograma

O Ministério da Educação (MEC) fez uma importante mudança nas regras do Sisu. Até o ano passado, o candidato podia escolher duas opções de curso e desistir da segunda opção para ficar na lista de espera da primeira. Em 2019, o estudante selecionado em uma das opções de curso não poderá participar da lista de espera. Se não for selecionado, o estudante terá de escolher a lista de espera de apenas uma das suas opções de curso.

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) publicou, no final do ano passado, o edital 190/2018, com as regras para a matrícula dos estudantes convocados na chamada regular do Sisu, que será divulgada no dia 28 de janeiro. O edital traz, também, a lista de documentos necessários para a matrícula e, por isso, deve ser lido integralmente pelos aprovados. A documentação deverá ser apresentada de duas maneiras: na matrícula online, quando os documentos deverão ser digitalizados e anexados ao formulário via internet; e na matrícula presencial, quando os originais serão conferidos e autenticados. A matrícula online (primeira etapa do processo) será realizada de 30 de janeiro a 4 de fevereiro e a presencial, de 18 a 20 de fevereiro.

Cotas

Das 847 vagas disponíveis para brasileiros, 52% são destinadas a políticas afirmativas (cotas): estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio regular em escolas públicas ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Também concorrem nesta categoria estudantes que tenham certificado de conclusão a partir do Enem, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos ou do Exame de Certificação de Competência ou de Avaliação de Jovens e Adultos.

Os concorrentes inscritos de acordo com a política de cotas subdividem-se em grupos: renda familiar; pretos, pardos e indígenas; e deficientes físicos. A inscrição em cada um desses grupos requer comprovação da condição por meio de documentação e/ou avaliação por meio de bancas específicas designadas pela UNILA, que irão realizar entrevista com o candidato, verificando e validando os documentos apresentados e se a condição atende ao disposto no edital.

De acordo com o edital, no caso de pretos, pardos e indígenas, a análise será baseada no fenótipo (preto/pardo) do candidato. As bancas poderão, inclusive, solicitar opinião de especialistas para reforçar a emissão de seus pareceres. As entrevistas nas bancas serão realizadas durante a matrícula presencial.

As pessoas com deficiência e que tiverem dúvidas ou dificuldades para acessarem o edital da UNILA podem entrar em contato com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão pelo telefone (45) 3529-2159, e-mail nucleo.acessibilidade@unila.edu.br ou pessoalmente, na unidade Jardim Universitário (Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000), sala C105, das 8h às 12h e das 13h às 18h.

Após a matrícula presencial, programada para 18 a 20 de fevereiro, caso ainda sobrem vagas, a UNILA poderá fazer chamadas complementares. O cronograma será divulgado posteriormente. Esgotada a lista de espera, a UNILA abrirá a possibilidade de inscrição para estudantes que realizaram o Enem em anos anteriores. 

 

UNILA pra você

29 cursos*
1400 vagas anuais**
Alunos de 21 países da América Latina e Caribe
97% dos professores são doutores ou mestres
Conceito 4 (de um total de 5) no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC

*o curso de Música tem processo seletivo próprio e não utiliza a nota do Sisu;
**50% das vagas são reservadas a estrangeiros e as não preenchidas são redistribuídas

registrado em: , , ,