Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes são protagonistas em semana que integra ensino, pesquisa e extensão

Estudantes são protagonistas em semana que integra ensino, pesquisa e extensão

A SIEPE será realizada de 22 a 25 de outubro com mostra de cursos, apresentação de projetos e atividades culturais
publicado: 21/10/2019 11h00, última modificação: 21/10/2019 11h43

“Bioeconomia: biodiversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável” é o tema da 2ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), que tem início nesta terça-feira (22) e prossegue até a sexta-feira (25), na UNILA-Jardim Universitário (Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000). As atividades são gratuitas e abertas à participação da comunidade. A programação completa pode ser consultada na página da SIEPE.

A SIEPE é o principal evento institucional da universidade porque reúne atividades dos pilares do ensino superior no Brasil, que são o ensino, a pesquisa e a extensão. “Ter as atividades reunidas é importante tanto para a comunidade interna quanto para a comunidade externa, que tem a oportunidade de vir até a universidade. Estamos de portas abertas para mostrar tudo o que está sendo feito em termos de ensino, pesquisa e extensão”, diz a pró-reitora de Graduação, Carla Grade.

Durante a semana, serão apresentados 181 projetos de Iniciação Científica e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, 146 projetos de Extensão e 124 de atividades formativas. Também serão realizados a 2ª Mostra de Cursos e o Dia C da Ciência. A programação conta, ainda, com o seminário do Programa Agenda Tríplice, lançamento de livros e atividades culturais.

Mostra de Cursos

Mostra de Cursos de 2018Na Mostra de Cursos, estudantes irão apresentar as características de cada um dos 29 cursos da UNILA e irão desenvolver atividades práticas com a comunidade e alunos de escolas públicas que visitarem os estandes. Está confirmada a visita de 30 escolas da cidade e região, incluindo uma escola indígena. A expectativa é receber 1.750 visitantes. A mostra será na terça-feira (22) durante todo o dia e na quarta-feira (23) pela manhã, no prédio do ginásio.

Os cursos de pós-graduação – 12 mestrados, 6 especializações e 1 doutorado – também terão um estande com informações. O Ciclo Comum de Estudos, a Editora da UNILA (EDUNILA) e o Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA) também estarão presentes na mostra.

Pesquisa

Dia C da CiênciaEstudantes que desenvolvem projetos de pesquisa e de tecnologia e inovação irão mostrar os resultados de seus trabalhos em apresentações orais e pôsteres. “A dedicação à pesquisa reflete diretamente na qualidade do ensino. Por isso é tão importante estimular os alunos a ingressarem na carreira de pesquisa. A pesquisa é importante para formação do senso crítico e para o crescimento intelectual e científico do estudante”, reflete a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Danúbia Frasson Furtado.

Também serão apresentados os resultados dos 31 projetos de pesquisa, de 9 áreas do conhecimento, que integram o Programa Agenda Tríplice, formado a partir da demanda de diversas entidades da sociedade civil organizada de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad del Este. O seminário será realizado na sexta-feira (25), das 8h às 12h30. “Foram elencados os maiores problemas, e também como a pesquisa na UNILA pode fortalecer ou prover conhecimentos que podem colaborar na elucidação desses problemas”, explica Danúbia.

Extensão

Os alunos que desenvolvem projetos de Extensão mostram os resultados de seus trabalhos no dia 24, das 8h30 às 21h. Neste ano, serão apresentados 146 trabalhos, distribuídos em 9 áreas do conhecimento. “A Extensão faz a ponte entre a comunidade e todo o conhecimento que é produzido e adquirido dentro da universidade. É o momento em que o estudante coloca em prática tudo o que vem construindo, tudo o que vem aprendendo”, comenta a pró-reitora de Extensão, Kelly Sosmeyer. “A Extensão tem um papel social, mas também produz conhecimento. A comunidade universitária aprende com o fazer popular. Ao interagir com a sociedade, repensa e refaz, muitas vezes, suas práticas a partir da experiência com a comunidade”, avalia, lembrando que a UNILA não só oferece ações para a comunidade, como também recebe demandas dos mais diversos setores da sociedade.

Dia C da Ciência

Ainda dentro da SIEPE, será realizada a terceira ação do Dia C da Ciência, com a visita de alunos da Escola Municipal Antônio Gonçalves Dias aos Laboratórios das unidades Jardim Universitário e PTI. Outras duas ações foram realizadas nos dias 16 e 17, nos colégios estaduais Jorge Schimmelpfeng e Gustavo Dobrandino da Silva (leia mais). O Dia C da Ciência é uma ação que visa incentivar universidades, faculdades, institutos e centros de ensino, ciência e tecnologia a realizarem um dia de atividades em escolas, museus, espaços públicos, espaços institucionais próprios e externos, para sensibilizar a comunidade sobre a importância das pesquisas científicas brasileiras.