Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estão abertas as inscrições de curtas para o Festival 3 Margens

Identidade UNILA

Estão abertas as inscrições de curtas para o Festival 3 Margens

Interessados têm até o dia 31 de julho para inscrever filmes de, no máximo, 30 minutos
publicado: 03/07/2018 11h34, última modificação: 11/01/2019 23h19

Até o dia 31 de julho, estão abertas as inscrições de curtas-metragens para a segunda edição do "3 Margens - Festival Latino-Americano de Cinema", evento que ocorre entre os dias 23 e 27 de outubro, nas cidades de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad del Este. Os interessados podem inscrever filmes de até 30 minutos, de forma eletrônica – clique aqui para acessar a página de inscrição. O Festival está sendo organizado por estudantes de Cinema e Audiovisual da UNILA, com apoio da Universidade. O evento é uma realização da produtora 3 Margens Cinema e Audiovisual, com correalização da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu e apoio do Cinema JL.

No dia 10 de agosto, a curadoria divulga os 21 filmes selecionados e distribuídos para as duas principais mostras competitivas. A mostra Latino-Americana compreende todos os países latino-americanos e o Caribe; e a mostra Fronteiras Regionais conta com filmes realizados em estados e províncias que compartilham as delimitações territoriais e formam a Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. As mostras são chamadas de Afluentes e Entre Rios, respectivamente.

Este ano, o Festival terá, ainda, a Mostra Mostrinha, uma sessão direcionada ao público infantil e que será exibida na sala de cinema no período vespertino. Além das exibições, o evento oferta ações de formação nas três cidades, como cinema nos bairros e no terminal urbano. O Festival também conta com formação técnica, por meio de um laboratório de roteiros em formato de residência de cinco dias em Foz do Iguaçu.

“Acreditamos que este espaço fronteiriço - mais imaginário do que físico -, onde ocorre esse evento, é um lugar estrategicamente ideal para confraternizar o que a América Latina possui de mais expressivo no cenário cinematográfico, tanto do ponto estratégico de posição política, na busca de cooperação com nossos povos irmãos latino-americanos, quanto da busca de uma identidade cultural comum entre nosso continente”, diz o diretor artístico do Festival, Maurício Ferreira, estudante do curso de Cinema e Audiovisual da UNILA. Ele também integra a equipe da curadoria, formada ainda pelos docentes da UNILA Ignácio Del Valle, Ester Marçal e Virgínia Flores.